Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Como manter a saúde mental na quarentena

O filósofo e psicanalista Fabiano de Abreu se dedicou a procurar maneiras para ajudar as pessoas a manter o equilíbrio para uma boa saúde mental.

Como manter a saúde mental na quarentena
Notícias ao Minuto Brasil

21:00 - 07/04/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde mental

O Dia Mundial da Saúde é celebrado anualmente no dia 7 de abril. Esta data coincide com o dia da criação da Organização Mundial de Saúde (OMS), no ano de 1948.

Assim, para assinalar a data, o filósofo e psicanalista Fabiano de Abreu partilhou com o Lifestyle ao Minuto onze maneiras para manter a saúde mental na quarentena:

1 - Pense positivo - Esta é a primeira das dicas pois é primordial para que as outras 9 funcionem. Tudo tem um lado positivo até nas coisas más que acontecem. O caminho para uma mente positiva é ter a propriedade intelectual de procurar pensamentos que o agrade. Seja numa ação presente ou projetar ações futuras.

2 - Mantenha a sua rotina - Que tal manter a mesma rotina de horários de trabalho e procurar mecanismos para atendimento online ou organizar o seu site e rede social? É um momento também para pesquisar sobre a sua profissão e procurar outras formas para conseguir a remuneração desejada a partir de sua casa. Pode ainda organizar o seu trabalho para quando isto tudo acabar.  

3 - Interatividade - Vá além das redes sociais, a claridade da tela no seu rosto e o excesso de informações pode ativar a ansiedade e atrapalhar o seu equilíbrio na quarentena.  

4 - Notícias e redes sociais - Temos que nos manter informados, claro, mas isso não quer dizer ficar o dia inteiro lendo notícias e navegando nas redes sociais. É sempre bom ler na parte da manhã pois, ler a noite pode ativar a ansiedade e preocupação atrapalhando o sono. 

5 - Exercícios físicos - Mesmo se não tinha o hábito, que tal tentar começar? Exercícios físicos não são apenas bons para uma boa forma e melhor saúde física mas também para uma melhor saúde mental. 

6 - Crie metas - Criar metas e conquistá-las ativa a dopamina. Quando produzida de forma equilibrada, ela também está associada ao amor, bem-estar, felicidade e ao prazer. Crie metas a curto prazo e também a longo prazo. 

7 - Hábitos alimentares saudáveis - Uma boa alimentação ajuda não só a ativar os hormônios da felicidade mas também vai manter a sua imunidade alta para se proteger de doenças.  

8 - Tarefas de casa - Que tal ocupar o seu tempo organizando a casa? Aquele armário que nunca tem tempo de arrumar ou a horta que sempre quis plantar.  

9 - Organize a sua vida familiar - Aproveite este tempo para interagir mais com a família ou com o seu ou a sua parceira. Para quem tem filhos, seja mais amigo do filho, saiba mais sobre ele, aproveite e recupere todo o tempo perdido neste mundo atribulado que vivemos.  

10 - Passe tempo com o seu animal- Para quem tem animais em casa, este é o momento de se dedicar mais a ele. Recupere toda aquela carência que ele sentia com a sua ausência anterior. 

11 - Alinhe-se com a natureza - Sempre estivemos vinculados a ela de corpo e alma, portanto, vale a pena voltarmos a conversar com ela e procurar um pouco da energia que está no nosso instinto. 

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório