Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Adote estes hábitos para manter a tiróide saudável

Ainda que as disfunções na glândula possam ter origem em fatores genéticos e não mutáveis, há sempre métodos de prevenção que estão ao seu alcance

Adote estes hábitos para manter a tiróide saudável
Notícias ao Minuto Brasil

19:00 - 10/04/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde

O metabolismo, a fertilidade, o ciclo menstrual, o crescimento, a memória, a concentração e o humor dependem da tiróide. É por isso, muito importante manter a tiróide saudável, ainda que as disfunções na glândula possam ter origem em fatores genéticos e não mutáveis. Há sempre métodos de prevenção que estão ao seu alcance. 

Cuidar do intestino, por exemplo. Este é responsável pela absorção de nutrientes fundamentais para os hormônios da tiróide. Assim, invista em pré e probióticos, que promovem a proliferação de bactérias benéficas ao corpo, consuma fibras, reduza a ingestão de carboidratos simples e alimentos gordurosos. 

Deve, também, consumir iodo, ferro, selênio e tirosina. São nutrientes essenciais para a produção dos hormonas da tiróide. O primeiro pode ser encontrado em algas e frutos do mar, enquanto que o segundo é comum em oleaginosas. O terceiro está presente em carnes vermelhas, brócolis e leguminosas. A tirosina pode ser encontrada no abacate, em castanhas e em queijos.

Além disso, é também necessário evitar chá preto, branco, verde e vermelho. Isto porque todos os chás provenientes da planta Camellia sinensis apresentam um elevado teor de fósforo, podendo interferir com a captação de iodo pela tiróide. 

Por fim, mantenha o fígado funcionando bem. Medidas para cuidar do fígado incluem evitar o excesso de bebidas alcoólicas e só usar medicamentos de uso contínuo com orientação médica.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório