Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Covid-19: devo usar máscara se praticar exercício na rua?

Perante a pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19, torna-se fundamental adotar o distanciamento social. Contudo, e ainda assim, muitos médicos encorajam os indivíduos a permanecerem ativos e a tentarem ajustar a prática de exercício físico a este novo mundo

Covid-19: devo usar máscara se praticar exercício na rua?
Notícias ao Minuto Brasil

06:22 - 11/05/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Risco de contágio

Usar ou não máscara? Eis a questão. Sobretudo quando se trata de sair de casa para dar um passeio ou praticar algum tipo de exercício físico. 

Em situações consideradas 'normais', o uso de máscara é sem duvida necessário e inclusive obrigatório, como por exemplo quando vai ao supermercado ou anda de transportes públicos.

Conforme aponta a agência governamental norte-americana Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) o uso de máscara é fundamental em "áreas frequentadas por muitas pessoas ou com elevada densidade populacional, que facilitam o contágio". 

Todavia, e apesar do espaço aberto exterior, como por exemplo um parque, não recair no conceito de "elevada densidade populacional", tal não significa que deve colocar a máscara no bolso. 

É necessário colocar máscara quando corro, ando de bicicleta ou faço caminhadas?

Segundo o CDC se puder praticar exercício dentro de casa, na varanda ou no quintal então o ideal é que não saia. Todavia, se tal não é possível e sente mesmo a necessidade de realizar algum tipo de atividade física é indicado que tome algumas precauções adicionais. 

Por exemplo, quando corre, tende a respirar mais arduamente, o que conforme explicam os cientistas provoca uma maior excreção viral, especialmente em locais ventosos. Os especialistas recomendam assim que permaneça sempre a cerca de quatro metros relativamente a outros corredores, assim como o uso de máscara. O mesmo se aplica a quem opta por andar de bicicleta. 

Relativamente a caminhadas: depende. Se caminhar sozinho e em áreas com pouca gente (como por exemplo no campo ou no mato), então é geralmente seguro não utilizar o acessório de proteção. Contudo, se sabe que vai andar em locais mais frequentados, o melhor mesmo é usar máscara ou então deverá virar o rosto para o lado contrário por onde esses indivíduos passam e respirar igualmente na direção oposta. 

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório