Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Gotículas da fala podem permanecer no ar até 14 minutos

Este é o resultado de um estudo que revela que além da tosse e dos espirros, o ato de falar também gera gotículas altamente capazes de transmitir doenças.

Gotículas da fala podem permanecer no ar até 14 minutos
Notícias ao Minuto Brasil

14:15 - 14/05/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Covid-19

É sabido que a tosse e os espirros são veículos de transmissão da covid-19, mas a verdade é que o simples ato de falar também é um meio altamente contagioso, especialmente se o fizermos em espaços fechados. 

A verdade é que, quando falamos, também projetamos gotículas invisíveis de saliva. As gotículas menores permanecem suspensas no ar durante mais tempo, enquanto que as mais pesadas caem mais depressa, atingindo as superfícies. 

Agora, um novo estudo do Instituto Nacional de Saúde dos EUA, , publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America (PNAS), afirma que essas partículas de saliva menores, geradas durante a fala, podem permanecer no ar, num espaço fechado, até 14 minutos.

Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores solicitaram aos participantes do estudo que repetissem a expressão "permaneça saudável" durante 45 segundos, dentro de um espaço fechado. Com a ajuda de um laser que permitiu quantificar as micropartículas projetadas, os pesquisadores verificaram que as gotículas ficaram no ar uma média de 12 minutos.

À luz dos conhecimentos que dispomos sobre a concentração do vírus na saliva, os cientistas estimam que falar alto durante um minuto pode libertar mais de mil gotículas contaminadas. Estas podem permanecer no ar de 8 a 14 minutos. Outro artigo, da mesma equipe de pesquisadores, já havia provado que falar mais baixo libera relativamente menos gotas. 

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório