Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cinco hábitos para reduzir o risco de câncer de mama

Dicas para mudar o estilo de vida são capazes de ajudar a afastar o risco da doença

Cinco hábitos para reduzir o risco de câncer de mama
Notícias ao Minuto Brasil

21:00 - 15/10/15 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Outubro Rosa

A Sociedade Brasileira de Mastologia destaca que o câncer de mama afeta 1 em cada 15 mulheres brasileiras. Os avanços no diagnóstico e tratamento do câncer de mama elevaram as chances de cura para 90% quando descoberto no início, mas a mortalidade continua alta - isso, pois 30% dos casos são diagnosticados em estágios avançados. Refere o site MdeMulher que a mamografia ainda é o principal método para descobrir tumores, mas, além da observação por exames, também é interessante pensar na prevenção a partir de hábitos saudáveis.

Dicas para reduzir o risco de câncer de mama:

Parar de fumar

"Fumar tem se demonstrado em algumas populações como um fator capaz de aumentar o risco de câncer de mama ", explica o doutor Anne McTiernan, pesquisador no instituto de pesquisa em câncer Fred Hutchinson e professor na Universidade de Washington.

Manter o peso

Se você está acima do peso ou obesa, seu risco de câncer é maior: um estudo comprovou que perder 5% do seu peso pode chegar a reduzir os fatores de risco de 25 a 40%. O doutor Peddi Parvin, da Universidade da Califórnia, esclarece que isso acontece pois as células de gordura liberam substâncias, como o estrogênio, que aumentam o risco desse mal.

Incluir pimenta na dieta

Bharat Aggarwal, pesquisador da Universidade do Texas, explica que estudos demonstram que a pimenta, o curry, a canela e o gengibre carregam componentes tóxicos às células cancerígenas.

Praticar exercícios físicos

Praticar duas horas de exercício de intensidade moderada por semana pode reduzir de 3 a 5% o risco de câncer. "Se todos se movimentassem em atividades físicas, mudaríamos a realidade da saúde - o que inclui a diminuição dos riscos de câncer e problemas cardíacos", diz o doutor Susan Domchek da Universidade da Pensilvânia.

Consumir alimentos com fibras

As fibras estão presentes nas frutas, vegetais e grãos integrais. Elas contribuem para a saúde das mamas. Estudos demonstraram que a cada 10g desse nutriente incluso na dieta diária, o risco de câncer diminui em 5%.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório