Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Afinal, por que não conseguimos emagrecer?

Conseguir emagrecer requer atenção a todos os hábitos do dia-a-dia

Afinal, por que não conseguimos emagrecer?
Notícias ao Minuto Brasil

15:45 - 01/11/15 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Saúde

Muitas pessoas tentam emagrecer e não conseguem. Mesmo seguindo dietas e praticando exercícios físicos, o resultado final nunca aparece. O doutor em fisiologia humana e biofísica, Ricardo Zanuto, explicou ao site Viva Mais, quais os principais erros cometidos por quem tenta emagracer e não obtêm resultados:

Não tomar café da manhã: ficar em jejum não queima gordura, queima músculos. O corpo fica sem energia e queima músculos para manter as suas funções vitais. Não tomar café da manhã também desacelera o metabolism e dificulta a queima de calorias ao longo do dia.

Estresse: o especialista explica que altos níveis de nervosa e ansiedade estão relacionados a quadros de sobrepeso e obesidade. Isso porque o nervosismo influencia no nosso comportamento e metabolismo, estimulando a compulsão alimentar.

A compulsão alimentar eleva os níveis de cortisol no corpo e reduz a testosterona. Segundo o especialista, níveis muito altos de cortisol no organismo colaboram para a queima de massa magra, desacelerando o metabolismo.

Não praticar exercícios físicos: isto é fundamental para quem quer perder peso. O sedentarismo é prejudicial para a saúde física e emocional. A atividade física regular é aquela praticada pelo menos quatro vezes por semana

por, no mínimo, 40 minutos.

Dormir pouco ou

ter um sono ruim: estudos apontam que o sono interfere diretamente no nosso metabolismo, influenciando no sobrepeso, na obesidade, no diabetes e até nos níveis de estresse e cortisol em nosso corpo.

O especialista explica que, quando dormimos produzimos um hormônio chamado melatonina – que, em quantidade insuficiente, pode gerar diversos males à saúde. Dormir mal também deixa a pessoa cansada, desacelera o metabolismo e aumenta o estresse, fatores que podem colaborar para o acúmulo de gordura. O ideal é dormir de seis a oito horas todos os dias e evitar alimentos estimulantes, como café, chocolate e bebidas à base de cola ou guaraná até seis horas antes de dormir.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório