Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

É possível comer doces e emagrecer, entenda como

Deseja emagrecer mas não nem pensar em ficar sem comer doces? Aprenda como conciliar os dois

É possível comer doces e emagrecer, entenda como
Notícias ao Minuto Brasil

15:01 - 08/11/15 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Açúcar

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o consumo diário de açúcar para uma dieta saudável seja de 5% do total de calorias ingeridas. O limite máximo é de 10%. Ou seja, é possível comer doces, desde que seja na quantidade ideal e sem exageros.

O site Bolsa de Mulher reuniu algumas dicas para ajudar aqueles que desejam emagrecer mas sem ficar totalmente longe dos doces.

1. Não deve comer doces em jejum

Conta a publicação que o açúcar é ainda mais prejudicial quando estamos de estômago vazio. Também é comum a sensação de fome mesmo após a ingestão do doce, devido ao pico de glicemia. Isso aumenta o desejo de açúcar e ainda pode levar à resistência insulínica.

2. Coma doces nas horas certas

Especialistas explicam que o horário mais adequado para consumir doce é após uma refeição completa, com carboidrato, proteína e fibras, preferivelmente, pela manhã ou logo depois do almoço. Isso porque as fibras ajudam a controlar a glicemia, liberando gradativamente o açúcar no sangue e evitando picos exagerados, que podem estar relacionados a diabetes, obesidade e outras doenças. A queda repentina da glicemia faz o indivíduo sentir fome mais rapidamente e aumenta compulsão por doces.

3. Prefira chocolates amargos

Estes tipos de chocolates são ricos em antioxidantes. Poderá consumir 25 gramas da versão amarga diariamente, desde que seja, no mínimo, 50% cacau, que ajuda na prevenção de problemas cardíacos, vasculares, entre outros.

4. Prepate doces de frutas

Uma dica saudável e prática é desidratar frutas no forno ou microondas. Ainda poderá regá-las com um fio de mel na hora de servir ou apenas polvilhar mel. Outra opção é levar à panela: compotas de bananas, goiabas e abóboras são fáceis de fazer e, muitas vezes, não precisam de açúcar.

5. Troque o açúcar pelo melado

O melado é fonte de cálcio, ferro, manganês, selênio, potássio e cobre. Segundo o Bolsa de Mulher, este produto é muito mais rico em ferro que a carne, sendo totalmente livre de gordura. O caldo reduzido da cana-de-açúcar ainda ajuda a manter o sistema digestivo saudável, prevenir e tratar problemas como acidez e constipação.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório