Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Processo para vacina pode cair de 2 anos para 6 meses, diz OMS

A pandemia do novo coronavírus acelerou o processo para o desenvolvimento de vacinas

Processo para vacina pode cair de 2 anos para 6 meses, diz OMS
Notícias ao Minuto Brasil

11:20 - 24/07/20 por Estadao Conteudo

Lifestyle Ciência

A cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Soumya Swaminathan, explicou nesta sexta-feira, 24, que a observação de resultados no desenvolvimento de uma vacina - que normalmente leva anos - pode levar apenas seis meses em meio à pandemia do novo coronavírus. Para as candidatas a vacinas que já estão na fase 3, em testagem com pessoas no mundo real, o próximo passo é analisar a segurança e eficácia da proteção com base nos voluntários que receberam o imunizante.

"Ainda vai haver o acompanhamento daqueles que receberam o teste por um período, normalmente dois anos ou até mais. Mas, com seis meses, é possível olhar os resultados e se perguntar se são suficientes", disse a cientista-chefe durante "live" para responder dúvidas do público.

É papel dos reguladores checar se os dados atestam eficiência para que, em caso positivo, a vacina seja produzida em escala. A OMS afirma estar trabalhando junto a eles para acelerar o processo de obtenção de licenças - e também junto às empresas, para agilizar a produção em massa.

Mesmo com prazo mais curtos, Soumya disse que a segurança é primordial. "Não será o caso da primeira vacina ser rapidamente injetada em milhões de pessoas sem ter estabelecido, de fato, se ela está realmente oferecendo proteção e se é segura", disse.

Segundo a cientista-chefe, hoje são mais de 100 candidatas a vacina contra covid-19 em desenvolvimento, sendo 24 já em fase de testes em humanos e "três ou quatro" na fase 3. Entre estas últimas, estão os produtos desenvolvidos pela farmacêutica AstraZeneca e a Universidade de Oxford e pelo laboratório chinês Sinovac.

Soumya acrescentou que aquelas que estão nas fases 1 ou 2 de testes devem entrar na 3 nos próximos dois ou três meses.

Em acordo com as declarações da cientista-chefe, o diretor do programa de emergências da OMS, Michael Ryan, afirmou nesta semana que é preciso se manter realista quanto aos prazos referentes às vacinas.

Segundo Ryan, as pessoas não receberão a imunização até o início de 2021. "A ideia de que teremos uma vacina em dois ou três meses e, de repente, esse vírus terá passado... Adoraria dizer isso a vocês, mas não é realista".

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório