Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Os riscos de tomar pílula anticoncepcional sem orientação médica

Apesar de ser um dos mais eficazes e populares métodos anticontraceptivos, a pílula não deve ser encarada como um medicamento banal

Os riscos de tomar pílula anticoncepcional sem orientação médica
Notícias ao Minuto Brasil

12:01 - 18/11/15 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Saúde

Acessível e de fácil administração a pílula anticoncecional é muitas vezes banalizada mas nunca se deve esquecer que se trata de um fármaco e tem muitos efeitos no seu organismo.

O preço ou a indicação de amigas ou familiares não devem ser fatores a ter em conta na hora de escolher a pílula que vai tomar. Deve sempre procurar aconselhamento médico ou ginecológico. Só ele saberá qual é a pílula anticoncepcional mais adequada para o seu organismo. Em alguns casos a ingestão deste medicamento pode até ser desaconselhada.

O site Bolsa de Mulher reuniu alguns exemplos dos riscos de tomar a pílula sem orientação médica.

As mulheres acima de 35 anos que são tabagistas, por exemplo, devem evitar tomar a pílula para minimizar o risco de sofrerem uma trombose. Risco esse que ainda é maior nas mulheres que deram à luz há pouco tempo (até 21 dias) que tomem este fármaco.

O uso da pílula também não é muito aconselhado a mulheres diabéticas ou obesas. Nas mulheres hipertensas este contraceptivo oral pode aumentar o risco de trombose e Acidente Vascular Cerebral (AVC), bem como nas que têm problemas de circulação sanguínea.

O seu uso também é desaconselhado a mulheres que sofrem de hipertensão pulmonar e endocardite bem como em casos de câncer de mama.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório