Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Mindfulness pode melhorar a memória dos jovens

Esse tipo de meditação pode ser “uma ferramenta útil para melhorar a capacidade de memória”

Mindfulness pode melhorar a memória dos jovens
Notícias ao Minuto Brasil

17:11 - 18/11/15 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Meditação

A meditação já é frequentemente usada pelas pessoas que procuram ter um melhor desempenho no trabalho. E, mais que isso, pode ser também uma técnica aliada à saúde mental dos mais novos.

Diz um estudo do Departamento de Psicologia de Cincinnati que “a meditação mindfulness pode ser uma ferramenta útil para melhorar a capacidade de memória” dos adolescentes.

O estudo

Para a investigação, conta a Fox News, 198 estudantes foram divididos aleatoriamente em três grupos. Em um deles, os participantes tiveram que se adaptar à meditação mindfulness, no outro ao hatha yoga. O terceiro foi o grupo de controle.

Os mesmos participantes foram ainda submetidos a testes e avaliações de memória antes e depois de serem incluídos nos grupos. Os níveis de stress e ansiedade também foram medidos.

Os jovens que ficaram nos grupos de mindfulness e yoga tiveram aulas de 45 minutos duas vezes por semana durante um mês e foram convidados a ouvir CDs de áudio sobre meditação ou yoga (dependendo do grupo) durante 15 a 30 minutos diariamente.

Conclusões

No final do período de análise, os investigadores detectaram que os jovens que praticaram meditação mindfulness tiveram melhores resultados de memória depois de iniciarem esta atividade duas vezes por semana.

“A pesquisa teórica e experimental sugere que a meditação mindfulness está associada a alterações nas vias neurais e pode ser particularmente eficaz na promoção do funcionamento executivo”, disse Jastrowski Mano, salientando que a prática de meditação mindfulness está “intimamente relacionada com a função da memória”.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório