Cinco sinais precoces de autismo

Especialistas revelam quais os sinais a que os pais devem estar atentos uma vez que podem indicar que a criança sofre de autismo

© DR

Lifestyle Parentalidade 11/12/15 POR Notícias Ao Minuto

Para conseguir os melhores resultados no tratamento do autismo, um diagnóstico e intervenção precoces são absolutamente importantes para melhorar as probabilidades de a criança desenvolver capacidades cognitivas essenciais e funções de alto nível mais tarde na sua vida.

PUB

Depois de falar com especialistas, o Huffington Post revela os cinco sinais precoces de autismo a que os pais devem estar atentos a partir dos 12 a 18 meses de idade da criança, uma vez que é nesta altura que geralmente a condição se manifesta.

1. A criança não responde pelo seu próprio nome. Uma criança saudável irá responder, geralmente virando a cabeça, quando a pessoa que cuida dela a chama pelo nome. Apenas 20% dos bebês que depois foram diagnosticados com autismo respondiam quando alguém dizia o seu nome.

2. Não se envolve na ‘atenção partilhada’. Esta partilha de atenção é um sinal primordial de competências linguísticas, porque sugere a capacidade de partilhar algo com alguém. Como quando a criança vê algo e olha para a mãe como que a confirmar se ela viu o mesmo que ele, partilhando assim a ‘experiência’.

3. Não imita o comportamento dos outros. Os bebês com autismo têm menos tendência para copiar o comportamento dos outros – como rir, acenar ou bater palmas, por exemplo – do que a generalidade dos bebês.

4. Não brinca ao faz de conta. Geralmente as crianças começam a brincar ao faz de conta (fingir que são mães de um boneco ou que são o bombeiro que vai num carrinho, por exemplo) por volta dos dois ou três anos de idade. As crianças com autismo, no entanto, têm menos tendência para se relacionarem assim com os objetos.

5. Não respondem emocionalmente. Enquanto os bebês são tipicamente muito sensíveis às emoções dos outros, os bebês autistas têm menos tendência para sorrir em resposta ao sorriso de outra pessoa, ou a chorar quando veem outra criança a chorar.

Os especialistas recomendam que esteja atento a estes sinais especial entre os 12 e os 18 meses de idade da criança e que fale com o pediatra caso eles se verifiquem. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Aciente Rondônia Há 19 Horas

Cantora Ana Paula Vieira e vereador Marcelo Stocco morrem em acidente

fama Rio Grande do Sul Há 14 Horas

Juliana Didone pede desculpas por vídeo sobre chuvas no Rio Grande do Sul

brasil Rio Grande do Sul Há 21 Horas

Mãe que perdeu uma das gêmeas nas enchentes: "Esse vazio será eterno"

fama NADJA-HADDAD Há 21 Horas

Nadja Haddad perde um dos gêmeos e desabafa:‘Parte de mim morreu'

fama Paulo Cesar Pereio Há 21 Horas

Morre ator Paulo César Pereio, ícone do cinema e teatro

mundo Vulcão Há 17 Horas

Trovoada e erupção vulcânica ocorrem simultaneamente na Guatemala; veja

brasil Rio Grande do Sul Há 21 Horas

Defesa Civil alerta para novas 'inundações severas' no RS

fama Kim Kardashian Há 17 Horas

Kim Kardashian mostra luxuosa festa de aniversário do filho

fama Rafa Kalimann Há 20 Horas

Rafa Kalimann revela que sofreu aborto: "Um luto muito grande"

mundo Viral Há 20 Horas

Convidada adiciona criança a lista de casamento e deixa noiva furiosa