Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Grávidas com Covid-19 têm risco mais elevado de parto prematuro

Apesar de terem menos sintomas, grávidas e mães recentes apresentam uma probabilidade acrescida de necessitarem de internamento hospitalar por infecção pelo novo coronavírus.

Grávidas com Covid-19 têm risco mais elevado de parto prematuro
Notícias ao Minuto Brasil

19:30 - 22/09/20 por Notícias Ao Minuto Brasil

Lifestyle Gravidez

Gestantes doentes com Covid-19 têm ainda maior risco de sofrerem um parto prematuro e de serem internadas numa unidade de cuidados intensivos, comparativamente a mulheres grávidas da mesma idade, indica um estudo realizado por cientistas europeus e chineses divulgado no BMJ, e reportado num artigo publicado na revista Galileu. 

Os pesquisadores concluíram uma meta-análise, focando-se em 77 artigos que descreviam índices, situação clínica - nomeadamente sintomas, resultados laboratoriais e radiológicos -, fatores de risco e resultados para 11.432 grávidas, puérperas (mães recentes) e mulheres não grávidas infectadas com o SARS-CoV-2 ou sob suspeita de estarem infectadas.

Comparativamente a mulheres que não estavam grávidas em idade reprodutiva, mães recentes e gestantes com Covid-19 estavam menos predispostas a experienciar sintomas, contudo apresentavam uma possibilidade mais elevada de requererem internamento nos cuidados intensivos e de uso de ventiladores que as auxiliassem a respirar.

Mais ainda, os pesquisadores detectaram que as chances de parto prematuro eram significativamente mais altas em grávidas infectadas com o vírus, relativamente àquelas que haviam testado positivo.

De acordo com os acadêmicos, um quarto dos bebês nascidos de mães com covid-19 necessitaram de internamento numa unidade de cuidados intensivos neonatal. Valor superior em relação aos recém-nascidos de mulheres saudáveis.

Todavia, e numa nota mais positiva, as taxas de natimortos foram diminutas. 

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório