Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Saiba quais são os sinais que podem indicar um distúrbio alimentar

É justamente na adolescência que os distúrbios alimentares são mais frequente

Saiba quais são os sinais que podem indicar um distúrbio alimentar
Notícias ao Minuto Brasil

18:51 - 28/12/15 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Adolescentes

Seja por motivos de aparência, estresse, ansiedade, questões socais ou familiares ou até mesmo por más influências, os distúrbios alimentares são comuns entre os adolescentes e podem se prolongar até a vida adulta, colocando a saúde em risco.

Os pais desempenham, nestes casos, um papel importante na detecção deste problema, sendo fundamental descobrir todo e qualquer sinal de distúrbio o quanto antes, sob a pena do problema se agravar.

De acordo com a terapeuta mental Jennifer Rollin, existem alguns sinais que podem indicar a presença ou início de um distúrbio alimentar entre jovens.

Um desses sinais, disse a especialista ao Huffington Post, são os

rituais alimentares ou os comportamentos estranhos perante a comida, como separar os alimentos no prato, cortar os alimentos em pedaços muito pequenos ou misturá-los todos de uma vez. Comer os alimentos somente numa determinada ordem – e sempre da mesma forma – pode ser outro indício.

O

uso excessivo de condimentos e de bebidas

(em especial de especiarias que acelerem o metabolismo ou intensifiquem o sabor e de água) são também comportamentos que podem indicar o aparecimento de um distúrbio alimentar, como a anorexia nervosa ou bulimia.

Também é motivo de alarme a preocupação excessiva com o peso, com o tamanho do corpo e com a comida. Conjugados, estes são os três pilares de um problema mental relacionado com a alimentação, uma vez que a grande maioria dos distúrbios alimentares surgem pela necessidade de um corpo magro.

A

tendência para o isolamento ou a perda de interesse por situações que eram do agrado

são outros aspetos a ter em conta na hora de avaliar a possibilidade de o jovem ter ou não um distúrbio a nível alimentar.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório