Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Coronavírus: As características físicas que aumentam o risco de infecção

Segundo informações divulgadas pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, o principal meio de propagação do coronavírus dá-se através da exposição a gotículas respiratórias expelidas por indivíduos infectados, sobretudo ao tossir ou espirrar

Coronavírus: As características físicas que aumentam o risco de infecção
Notícias ao Minuto Brasil

06:52 - 24/11/20 por NMBR

Lifestyle Contágio

Pesquisadores da Universidade da Florida Central (UCF) identificaram características fisiológicas com o potencial de tornar determinados indivíduos mais prováveis de espalhar vírus, incluindo o SARS-CoV-2, avança um artigo publicado na revista Galileu.

No novo estudo divulgado na revista científica Physics of Fluids, investigadores do Departamento de Engenharia Mecânica e Aeroespacial da UCFutilizaram modelos gerados por computador de modo a simular espirrosem vários tipos de pessoas e assim apurar possíveis associações entre as suas características naturais e a distância que as gotas de espirro expelidas por elas viajam e pairam na atmosfera.

Durante a experiência, a Galileu explicou, que os acadêmicos detectaram que as características de algumas pessoas, especificamente um nariz entupido ou a dentição completa, podem potencializara disseminação devírus, na medida em que afetama distância em que as gotículas viajam quando espirram.

Segundo informações divulgadas pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, o principal meio de propagação do coronavírus dá-se através da exposição a gotículas respiratórias expelidas por indivíduos infectados, sobretudo ao tossir ou espirrar.

“Este é o primeiro estudo que visa compreender o 'porquê' da distância percorrida pelos espirros”, conta Michael Kinzel, co-autor do estudo eprofessor assistente do Departamento de EngenhariaMecânica.

"Mostramos que ocorpo humanotem influenciadores, como um complexo sistema de dutos associado ao fluxo nasal que, na verdade, interrompe o jato de sua boca e impede que ele se espalhe por longas distâncias", acrescenta.

Também os dentes restringem a área de saída do espirro e fazem com que as gotas aumentem de velocidade.

Kinzelrefere: "os dentes criam um efeito de estreitamento no jato que o torna mais forte e turbulento".

"Realmente parecem conduzir a transmissão. Então, se vir alguém sem dentes, pode esperar um jato mais fraco ao espirrarem", conclui.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório