Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Sem desperdício! Aprenda como conservar verduras

Os processos, se feitos corretamente, ajudam a prolongar a vida dos alimentos

Sem desperdício! Aprenda como conservar verduras
Notícias ao Minuto Brasil

10:06 - 26/11/20 por NMBR

Lifestyle Alimentação

As verduras necessitam de cuidados não só no momento de escolhê-las no supermercado, mas também no armazenamento. Há algumas iniciativas para que elas tenham maior durabilidade e mantenham a qualidade por mais tempo. Fortaleza, marca de massas, biscoitos e torradas da M. Dias Branco, dá algumas dicas para te ajudar nesse processo. Veja abaixo:

Geralmente, quando compramos verduras, os saquinhos estão molhados. O ideal é cortar o talo e lavá-los.

O método recomendado pelo Ministério da Saúde é mergulhar a verdura em 1 litro de água com 1 colher de hipoclorito de sódio (água sanitária) e deixar durante 15 minutos em uma bacia. Em seguida, lave novamente folha por folha em água corrente, até o resíduo sair por completo.

Guarde os alimentos em um pote e coloque um papel toalha em cima. Quando armazená-los na geladeira, coloque os recipientes de cabeça para baixo. Assim, o papel absorve toda a umidade que restar, deixando-os bem sequinhos.

O melhor lugar para armazenar as verduras é na última gaveta da geladeira, pois esses alimentos são mais sensíveis à baixa temperatura.

Nas gavetas, conserve legumes e verduras em embalagens plásticas e afastadas do congelador para evitar que o frio queime as folhas. Salpique água e retire completamente o ar das embalagens antes de fechar.

Além disso, é importante ficar atento ao fato de que há tipos de verduras que necessitam de um armazenamento específico. As folhas de alface, por exemplo, duram mais se você forrar a gaveta da geladeira com uma toalha e armazená-las em sacos plásticos fechados.

Outra possibilidade para folhas maiores, como a couve, é guardá-las em sacos plásticos ou recipientes próprios, e em maços pequenos. O benefício dessa opção é que você consegue separar a quantidade exata que costuma usar.

Se quiser conservar as verduras em temperatura ambiente, embrulhe-as em papel molhado e opte por um local bem fresco.

É importante lembrar ainda que apesar dessas medidas preventivas, as verduras por si só já possuem um período de vida mais curto que os outros alimentos. Calcula-se que as verduras em geral durem de 3 a 5 dias na geladeira, isso se forem armazenadas e higienizadas de forma correta.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório