Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Coronavírus invade o cérebro através da mucosa olfatória; Entenda!

Cientistas analisaram amostras de tecido de cadáveres de 33 indivíduos que morreram vítimas do novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, e detectaram que a mucosa é a área com maior carga viral

Coronavírus invade o cérebro através da mucosa olfatória; Entenda!
Notícias ao Minuto Brasil

06:18 - 02/12/20 por Notícias Ao Minuto Brasil

Lifestyle Covid-19

Investigadores do hospital universitário Charité, em Berlim, na Alemanha, apuraram que o SARS-CoV-2 chega ao cérebro dos infectados por meio de células nervosas na mucosa olfatória, conforme explica um artigo publicado na revista Galileu.

Segundo onovo estudo, um em cada três pacientes reportam experienciar sintomas neurológicos, como perda oualteração do olfato ou paladar (anosmia),dores de cabeça, tonturas, náuseas e fadiga. E nos casos mais graves, a Covid-19 pode causar a ocorrência de um acidente vascular cerebral (AVC).

Para entender como essas manifestações são provocadas, os investigadores analisaram amostras de tecido de 33 cadáveres de indivíduos com a idade mediana de 72 anos e que haviam falecido em decorrência de adoecerem com a Covid-19.

Os cientistas, reporta a Galileu, examinaram amostrasretiradas da mucosa olfatória e de quatro zonas do cérebro desses pacientes, sendo que todas as amostras de tecido e células foram testadas para a presença do SARS-CoV-2. Consequentemente, a equipa de investigadores detectou resquícios do novo coronavírus em estruturas neuroanatômicasdistintas que conectam osolhos, a boca e o nariz com o tronco cerebral. Contudo, foi namucosa olfatóriaque encontraram a maior carga viral.

Frank Heppner, neuropatologistae um dos autores do estudo, aponta que esta mucosa é a "porta de entrada para o cérebro".

"Uma vez dentro da mucosa olfatória, o vírus parece usar conexões neuroanatômicas, como o nervo olfatório, para chegar ao cérebro", diz o especialista.

Ainda assim, os cientistas ainda não conseguiram identificar como o coronavírus se move a partir dascélulas nervosas.

"É provável, porém, que o vírus também seja transportado através dos vasos sanguíneos, já que evidências do vírus também foram encontradas nas paredes dos vasos sanguíneos do cérebro", conta Helena Radbruch, co-autora do estudo e membro do departamento de neuropatologia doHospitalCharité.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório