Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

O que acontece no seu cérebro quando você ganha um presente de Natal?

O Natal de 2020 terá um significado diferente, assim como os presentes que serão dados nesta data!

O que acontece no seu cérebro  quando você ganha um presente de Natal?
Notícias ao Minuto Brasil

06:47 - 22/12/20 por Rafael Damas

Lifestyle Reações

Seja no aniversário, amigo secreto ou em qualquer outra situação, não importa: todo mundo gosta de ganhar presente. Ser lembrado por alguém muda nosso dia e, mais do que isso: afeta regiões importantes do nosso cérebro, ligadas a autoestima e ao bem estar.

O prazer de receber um presente e ser importante para alguém é explicado pela ciência, ou melhor: pelo sistema de recompensas do nosso cérebro, ou núcleo accumbens. Na prática, nosso cérebro tem regiões que são ativadas com estímulos que nos trazem prazer ao longo de toda a vida.

Sistema de recompensas?

Sim! Este sistema é responsável por sensações de prazer e, quando ganhamos um presente, imediatamente, buscamos um motivo que justifique aquela atitude. “Por exemplo, se eu tenho um bom comportamento e alguém me elogia por isso, eu fico feliz e o sistema de recompensas me diz – 'Olha toda vez que você fizer uma coisa legal vai receber uma recompensa'. Então a gente reforça o comportamento positivo e tende a repetir isso”, explicou a Diretora Pedagógica do Supera Patrícia Lessa.

E como funciona com o presente?

Para um presente, a lógica é a mesma do elogio. Quando alguém oferta um presente está, de certa forma, elogiando a outra pessoa, porque quando entregamos um presente estamos dizendo, sem verbalizar, que aquela pessoa é importante e faz a diferença em nossas vidas “Então, de certa forma, a pessoa que está dando o presente está dando um estímulo para que este sistema de recompensa do nosso cérebro entenda a mensagem da seguinte forma: ‘Continue fazendo coisas positivas, continue sendo essa pessoa legal, que as pessoas estão percebendo isso, isso tem valor, isso é muito legal”, explicou Patrícia. Quem recebe o presente poderá, então, repetir o comportamento positivo de forma consciente ou não.

Recompensando adultos

É fácil entender o sistema de recompensas quando olhamos para as crianças, que esperam ganhar um presente do Papai Noel quando se comportaram bem o ano todo, mas, e no caso dos adultos? Como isso funciona? Para quem tem mais de 18 anos, o sistema de recompensas também funciona, mas, digamos, um pouco mais ‘desconfiado’ do que para as crianças. “No caso dos adultos existe uma busca imediata pelo motivo do presente – ‘Ah, essa pessoa deve gostar muito de mim. Eu devo ser merecedor (a) disso, ou devo ter feito algo muito bom para ter ganho esse presente...’. O adulto é mais desconfiado por natureza para ativar o sistema de recompensas, diferentemente das crianças que são gratuitas e não questionam. O adulto busca até mesmo a imaginação para entender o motivo pelo qual aquilo aconteceu, mas o sistema é ativado da mesma forma. A tendência é repetir o comportamento para receber mais recompensas” explicou a especialista em Ginástica para o cérebro.

Sistema de recompensas como ferramenta educacional

Ativar esses mecanismos no cérebro vai muito além de presentear pessoas. O sistema de recompensas é utilizado também de forma intencional para, por exemplo, ativar gatilhos que auxiliem na continuidade do processo educacional. Em todo o Brasil os alunos do Supera, por exemplo, recebem bônus por manter a frequência nas aulas e realizar as atividades que são propostas pelos educadores. Os bônus são convertidos em brindes Supera que os estudantes retiram nas lojinhas das unidades “Usamos o sistema de recompensas de forma proposital e muito natural há muitos anos e isso nos ajuda muito no processo de formação de nossas crianças, jovens e adultos”, disse Patrícia.

E no Natal?

Depois de um ano difícil, o Natal de 2020 terá um significado diferente, assim como os presentes que serão dados neste Natal. Para Patrícia, o presente de Natal em 2020 virá acompanhado de outros significados, para além de bens materiais “Esta ativação do sistema de recompensas com um presente de Natal poderá ser em maior ou menor intensidade neste Natal e dependerá da intenção de quem está dando o presente e do significado por trás daquele gesto para quem vai receber, por tudo que este ano significou dentro desta troca singela de bens materiais, mas com uma grande simbologia por conta de tudo que superamos em 2020”, concluiu.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório