Meteorologia

  • 14 ABRIL 2021
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Sem distanciamento, as máscaras não impedem a propagação da Covid-19

Um novo estudo afirma que a utilização de máscara não é suficiente para impedir a propagação da Covid-19, a menos que exista distanciamento

Sem distanciamento, as máscaras não impedem a propagação da Covid-19
Notícias ao Minuto Brasil

08:20 - 23/12/20 por NMBR

Lifestyle Covid-19

Embora os materiais das máscaras bloqueiem a maioria das gotículas que espalham o vírus, isso pode não ser suficiente a distâncias próximas. Estes são os resultados de um novo estudo, publicado na Physics of Fluids, para o qual os investigadoresprocuraram saber como cinco tipos diferentes de materiais utilizados na confecçãode máscaras podem impedir a disseminação de gotículasquando tossimos ou espirramos.

Cada material testado reduziu significativamente o número de gotículas espalhadas. Mas as distânciasinferiores a dois metros, algumas gotículas - em quantidade suficiente paratransmitir doenças - ainda passaram por vários dos materiais.

Leia Também: Média móvel de mortes por covid-19 no Brasil fica em 776 nesta terça-feira

"Uma máscara definitivamente ajuda, mas se as pessoasestiverem muito próximas, ainda há uma probabilidade de espalhar ou contrair o vírus", disse Krishna Kota, professora da New Mexico State University e uma das autoras do artigo. "Não são apenas as máscaras que ajudam. São as máscaras e o distanciamento".

Para chegar a estes resultados, os pesquisadores construíram uma máquina que usa um gerador de ar para simular tosses e espirros humanos. O fluxo das gotas foi bloqueado com cinco tipos diferentes de materiais de máscara - uma máscara de pano regular, uma máscara de pano de duas camadas, uma máscara de pano úmida de duas camadas, uma máscara cirúrgica e uma N-95.

Cada uma das máscaras 'capturou' a grande maioria das gotas, desde a máscara de tecido regular, que permitiu a passagem de cerca de 3,6% das gotas, até a máscara N-95, que estatisticamenteparou 100% das gotas. Mas a distâncias inferiores a 1,8 m, mesmo essas pequenas porcentagens de gotículas podem ser suficientes para deixar alguém doente, especialmente se uma pessoa com Covid-19 espirra ou tosse várias vezes.

Leia Também: Cuidados devem ser redobrados para se viajar com segurança na pandemia

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório