Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Beber este chá cinco vezes por dia melhora o funcionamento do cérebro

O novo estudo, que começou em 2006, analisou mil idosos com mais de 85 anos.

Beber este chá cinco vezes por dia melhora o funcionamento do cérebro
Notícias ao Minuto Brasil

18:00 - 30/12/20 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Cérebro

Especialistas da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, apuraram que pessoas com mais de 85 anos que consumiam mais de cinco xícaras de chá preto por dia apresentavam um maior foco e capacidade de atenção, comparativamente a indivíduos da mesma faixa etária sem esse hábito.

O estudo revelou que quem ingeria as cinco xícaras diárias detinha ainda melhores capacidades psicomotoras, que ligam cérebro e movimento, reporta um artigo publicado no jornal The Sun.

Precisão e velocidade de reação também foram habilidades que bebedores frequentes de chá preto exibiram e que ajudavam à realização de atividades rotineiras como conduzir, costurar ou acabar um quebra-cabeça.

Pesquisas anteriores já haviam demonstrado vários benefícios do chá, como a capacidade de reduzir o colesterol ou a pressão arterial, e inclusive estimular a perda de peso.

O novo estudo, que começou em 2006, analisou mil idosos com mais de 85 anos que viviam em lares em Newcastle e em North Tyneside,no Reino Unido.

Surpreendentemente, Edward Okello, pesquisador no Human Nutrition Research Centre na Universidade de Newcastle, disse que a melhoria das funções cognitivas dos idosos podia também se dever em parte ao ritual de preparar o chá diariamente e múltiplas vezes.

"As habilidades que vemos neste grupo de idosos podem não dever-se apenas aos compostos presentes no chá, mas também aos rituais que envolvem a sua preparação ou estarem conversando enquanto desfrutam a bebida".

Os pesquisadores apuraram que quem bebia cinco xícaras de chá preto ou mais por dia - com ou sem leite -, tinha um melhor desempenho em certos testes cognitivos.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório