Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Mulheres de meia-idade têm sintomas mais persistentes da Covid-19

A maneira como os corpos das mulheres lutam contra as doenças pode explicar a sua pior recuperação.

Mulheres de meia-idade têm sintomas mais persistentes da Covid-19
Notícias ao Minuto Brasil

06:33 - 26/03/21 por NMBR

Lifestyle Covid-19

Mulheres de meia-idade, entre 40 e 50 anos, apresentam sintomas mais graves e duradouros - que vão da ansiedade até à falta de ar, fadiga, dores musculares e confusão mental -  depois de serem tratadas no hospital para a Covid-19, sugerem dois estudos do Reino Unido, citados pela BBC

Um dos estudos (ainda não revisto por pares), liderado pela Universidade de Leicester, acompanhou mais de 1.000 pacientes internadas com Covid-19 no Reino Unido em 2020. Segundo o mesmo, até 70% não havia recuperado totalmente, em média cinco meses após a alta do hospital, sendo as mulheres as mais afetadas. No estudo de Leicester, esses sintomas duradouros impediram 18% das pessoas de regressar ao trabalho e forçaram 19% a mudar de emprego.

Um segundo estudo, ainda pré-publicado, liderado pela Universidade de Glasgow, descobriu que mulheres com menos de 50 anos tinham sete vezes mais probabilidade de ficar sem fôlego e duas vezes mais probabilidade de relatar fadiga pior do que homens da mesma idade que tiveram a doença, sete meses após o tratamento hospitalar.

A maneira como os corpos das mulheres lutam contra as doenças pode explicar a sua pior recuperação. Entre as mulheres, foi o grupo de meia-idade que pareceu ser o mais afetado por problemas de saúde de longo prazo, enquanto as mulheres mais jovens e mais velhas recuperaram melhor.

O autor Dr. Nazir Lone, envolvido em ambos os estudos, argumenta que isso pode acontecer porque "grupos de mais idade têm maior probabilidade de morrer" e, portanto, mulheres mais jovens e de meia-idade têm maior probabilidade de sobreviver e ter problemas de saúde. Mas também diz ser possível que as mulheres tenham "uma resposta imunológica diferente da dos homens". Os homens, no entanto, são mais propensos a serem internados no hospital com Covid.

O estudo de Leicester também descobriu que a maioria das pessoas com sintomas graves e contínuos tinha níveis mais altos do que o normal de uma substância química chamada CRP, que está ligada à inflamação. A substância também está presente em mulheres de meia-idade, que são propensas a doenças autoimunes nas quais o corpo ataca as suas próprias células e órgãos saudáveis. "Isso pode explicar por que a síndrome pós-Covid parece prevalecer mais neste grupo, mas uma investigação mais aprofundada é necessária", disse a professora Louise Wain, da Universidade de Leicester.

Leia Também: Entenda a relação entre a vacina da gripe e o combate à Covid-19

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório