Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Covid-19 causa distúrbios neurológicos em pessoas com sintomas leves

Estes distúrbios estão passando despercebidos por se manifestarem em pacientes recuperados ou com sintomas leves

Covid-19 causa distúrbios neurológicos em pessoas com sintomas leves
Notícias ao Minuto Brasil

21:00 - 23/04/21 por NMBR

Lifestyle Covid-19

Num estudo divulgado pela revista Brain, uma equipe de médicos britânicos alerta para complicações neurológicas em doentes com Covid-19. Estes distúrbios estão passando despercebidos por se manifestarem em pacientes recuperados ou com sintomas leves.


Para chegar a esta conclusão, a pesquisa analisou cerca de 40 casos de Covid-19 em que se detectaram várias complicações no cérebro. Note que, em alguns destes casos, o problema neurológico foi o primeiro e principal sintoma.

O problema em causa é a Encefalomielite Aguda Disseminada, também conhecida por ADEM. Trata-se de uma doença inflamatória rara que afeta o sistema nervoso central após uma infecção por um vírus ou vacinação. No Reino Unido, os casos  de ADEM aumentaram de um por mês, antes do início da pandemia, para dois ou três por semana entre abril e maio.

Os sintomas são variáveis. Inicialmente pode aparecer febre, cefaleias, mialgias, náuseas, vómitos e recusa alimentar, mas posteriormente podem surgir sinais neurológicos, entre os quais, ataxia, perturbações do movimento, nevrite ótica, crises convulsivas e/ou défices focais.

Além da Encefalomielite Aguda Disseminada foram encontrados doentes com o síndrome delirium ou psicose, derrames cerebrais e problemas nos nervos periféricos, diagnosticados como síndrome de Guillain-Barré, uma reação imune que ataca os nervos e causa paralisia.

Os médicos defendem, assim, que não se deve deixar a população afetada por problemas no cérebro de parte.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório