Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Saiba quais são os benefícios de ter gatos em casa

Estudos não deixam dúvidas, os gatos melhoram o nosso estado emocional, ajudam a fortalecer o nosso sistema imunológico e até fortalecem os nossos ossos

Saiba quais são os benefícios de ter gatos em casa
Notícias ao Minuto Brasil

17:00 - 17/06/21 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Gatos

Está comprovado, conviver com gatos faz bem à saúde dos humanos. De acordo com estudos divulgados pela clínica Veterinária de São João, em Portugal, os gatos conseguem melhorar o nosso estado emocional, ajudam a fortalecer o nosso sistema imunológico e até fortalecem os nossos ossos.

Reduzem risco de ataque cardíaco

Quem tem um gato em casa tem 30% menos risco de sofrer um ataque cardíaco, destacou os investigadores da Universidade de Minnesota, em Minneapolis.

Os pesquisadores acreditam que ter um felino em casa é relaxante e alivia o stress, um dos principais fatores de risco dos problemas cardiovasculares.

Também um estudo publicado no Journal of Vascular and Interventional Neurology encontrou uma diminuição do risco de morte por doenças cardíacas, incluindo acidente vascular cerebral, entre as pessoas que convivem com gatos, revela a Clínica Veterinária.

Melhoram o sistema imunológico

Segundo os responsáveis pelo estudo "Life Events and the Use of Physician Services Among the Elderly: The Moderating Role of Pet Ownership", quem tem gatos ou cães, geralmente apresentam melhor saúde do que aqueles que não têm, além de que visitam menos vezes o médico.

Combatem alergias

Um estudo feito pela Universidade do Wisconsin, nos Estados Unidos, afirma que conviver com gatos e cães desde muito cedo têm uma menor probabilidade de ter problemas alérgicos.

Gatos podem ajudar crianças com autismo

Num estudo feito na Universidade de Missouri, os pesquisadores descobriram que a interação social de crianças com autismo melhorou consideravelmente quando passaram a interagir e conviver com animais de estimação.

Revela a Clínica Veterinária que este estudo envolveu famílias com e sem animais de estimação, mas ambas com crianças autistas no seu seio. 

Verificou-se que as crianças que conviviam com os gatos e cães melhoraram consideravelmente as suas aptidões sociais, quer com os animais, quer com os humanos, conhecidos ou não delas.

Baixam a tensão arterial

Este é mais um estudo científico publicado no The Journal of Nervous and Mental Disease que mostra os benefícios em trocar afeto com animais de companhia. Foi conduzido em adultos saudáveis, crianças saudáveis e também em adultos com elevada tensão arterial.

Os resultados? Mostraram mais uma vez que estar na presença de um cão ou acarinhar um gato pode ter efeitos bastante positivos no controlo da tensão arterial.

O ronronar dos gatos ajuda a curar ossos, tendões e músculos

Sim, leu bem. Segundo Leslie A. Lyons, professora assistente na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade da Califórnia, o ronronar dos gatos, não mostra apenas que estão felizes.

Uma pesquisa já publicada no National Library of Medicine, diz que o som também tem sido associado por muito tempo com uma capacidade de cura terapêutica em ossos e músculos de humanos.

Ao que parece a frequência de vibrações dos ruídos emitidos por estes animais ao ronronar é profundamente regeneradora ao nível celular.

Reduzem a solidão

A depressão causa um mal enorme na saúde. Muitas pessoas acabam por encontrar nos animais de estimação, em especial nos gatos, uma companhia para o seu dia-a-dia, afirma a Clínica Veterinária de São João.

Diminuem a ansiedade

Um estudo da Universidade da Pensilvânia e publicado no American Journal of Clinical Hypnosis, afirma que acarinhar um gato pode reduzir os indicadores de stress ao nível cardiovascular, comportamental e psicológico.

Descobriu-se que, observar um peixe num aquário ou um gato a passear é tão eficaz em diminuir a ansiedade como uma consulta de hipnose.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório