Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Tem manchas brancas nas unhas? Saiba o que isto diz sobre a sua saúde

Sintoma pode indicar algum tipo de infecção ou que o seu organismo tem deficiência de nutrientes

Tem manchas brancas nas unhas? Saiba o que isto diz sobre a sua saúde
Notícias ao Minuto Brasil

12:20 - 19/07/21 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Alerta

Já se perguntou por que motivo aparecem manchas brancas nas unhas? Se tem essas marcas, ou se as suas unhas se encontram extremamente frágeis e quebradiças, é possível que exista algum problema de saúde.


Manchas ou pontos brancos nas unhas podem ser indicadores de algum tipo de infecção ou que o seu organismo tem deficiência de nutrientes.

O termo técnico para essas manchas é leuconiquia e, segundo a publicação médica Healthline, elas podem ter várias causas.

O problema pode não passar de uma reação alérgica - seu corpo pode ter reagido mal, por exemplo, ao esmalte ou removedor -, ou pode indiciar uma infecção fúngica. A onicomicose trata-se de um fungo comum que tende a aparecer nos dedos das mãos e dos pés, deixando as unhas frágeis e quebradiças.

Noutros casos, o aparecimento de manchas brancas está associado ao déficit de algum mineral. A publicação Healthline sublinha, ainda, que a deficiência de zinco e de cálcio pode provocar o surgimento desse tipo de marcas. O Sistema Nacional de Saúde Britânico (NHS) salienta também que a leuconiquia pode ser igualmente um sintoma “de deficiência de ferro e de anemia”.

Apesar de ser normal que as unhas mudem de aparência de tempos em tempos, caso tenha manchas ou pontos brancos nas unhas, é essencial que procure ajuda médica, de modo a entender o que se passa.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório