Meteorologia

  • 18 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Hairstylist dá dicas de como cuidar dos cabelos no inverno

Época mais fria do ano pode causar alguns danos comuns aos cabelos, como ressecamento, queda mais acentuada, falta de brilho e quebra dos fios

Hairstylist dá dicas de como cuidar dos cabelos no inverno
Notícias ao Minuto Brasil

15:02 - 04/08/21 por Rafael Damas

Lifestyle Beleza

O inverno começou no Brasil no dia 21 de junho e, por mais que seja um país tropical, algumas cidades enfrentam temperaturas bem baixas durante alguns dias. Mas, o que muita gente não sabe é que os dias frios podem trazer danos bastantes severos aos cabelos. As temperaturas baixas são campeãs na desidratação da pele e, também, do couro cabeludo, o que pode ocasionar quedas de cabelo, além de fios opacos, sem brilho e quebradiços.

Para reverter esse problema ou mesmo evitá-los, a hairstylist Eliane Pavini, proprietária do salão Shampoo Eliane e Rafael Pavini, em Ribeirão Preto (SP), explica que um dos principais erros é deixar de lavar os cabelos com a frequência que eles estão acostumados. Segundo ela, sem a lavagem ideal, a tendência é que os os fios fiquem sujos e tendem a cair mais facilmente, além de apresentarem menos brilho e, consequentemente, ficarem menos saudáveis. “O ideal é realizar a lavagem de acordo com cada tipo de cabelo. Fios oleosos necessitam de uma lavagem mais constante – praticamente todos os dias. Já para os fios secos, o ideal é que sejam lavados a cada dois dias”, recomenda Eliane Pavini.

Outro cuidado é na hora banho. “Água muito quente, a queridinha no inverno, é uma inimiga dos fios, principalmente para cabelos com coloração. Ela sensibiliza o couro cabeludo e pode aumentar a oleosidade, ocasionar caspa e queda, além de prejudicar o brilho”, explica. O ideal, segundo a hairstylist, é optar por uma água morna ou fria nos cabelos. “A água fria fecha a cutícula do cabelo e com isso proporciona mais brilho”. Uma dica que Eliane Pavini dá é finalizar a limpeza dos fios com água um pouco mais fria durante o banho.

Escolher o produto certo para o tipo de cabelo é outro ponto que deve ser seguido. Eliane orienta o uso de produtos de qualidade e que sejam indicados por um profissional de confiança. “Cada pessoa tem um tipo de cabelo. E a limpeza dos fios deve ser feita com produtos adequados para esse tipo de fio. Caso contrário, o resultado pode ser u cabelo pesado, sem vida, seco ou muito oleoso. Dê preferência aos produtos de condicionamento e fortalecimento, pois eles oferecem vitalidade aos fios sensibilizados”.

Secar bem os fios e nunca dormir com o cabelo molhado são dicas que não devem ser esquecidas, não apenas no inverno, mas em todas as estações do ano. “Elimine o hábito de esfregar o cabelo com a toalha após o banho para secar os fios: apenas amasse-os delicadamente com uma toalha de algodão ou até mesmo alguma camiseta velha”. Eliane Pavini orienta ainda aplicar algum finalizador ou creme nos fios antes de secá-los. “O procedimento, além de proteger os fios, ajuda a acabar com o frizz, tão comum no inverno”, alerta a hairstylist. 

Queda de cabelo

Nesta época do ano é comum a temida queda de cabelo ser mais acentuada. Por isso, é importante, segundo Eliane Pavini, usar o mínimo de condicionador possível na hora da lavagem. “Se já usa um shampoo que deixa o cabelo macio, descarte o uso do condicionador”. O uso de vitaminas (prescritas por um médico) e uma boa alimentação também ajudam a melhorar a queda. “Mas, caso o problema persista é muito importante uma consulta com um dermatologista. Só ele poderá indicar um tratamento ideal”, conclui a profissional.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório