Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Não varra a casa durante a noite. Esta e outras superstições de limpeza

Todos têm os seus próprios hábitos e rituais de limpeza, para manter a casa limpa e organizada. E porque não são só os 'outros' que têm práticas e superstições bizarras, a limpeza também as tem

Não varra a casa durante a noite. Esta e outras superstições de limpeza
Notícias ao Minuto Brasil

17:00 - 01/11/21 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Limpar a casa

Limpar a casa é uma tarefa doméstica muito importante e que acabamos por fazer várias vezes por semana. A verdade é que todos têm os seus próprios hábitos e rituais de limpeza, para manter a casa limpa e organizada. De acordo com o Apartment Therapy, algumas pessoas limpam por obrigação, outras por autossatisfação. As regras e dicas são vastas mas, ao fim do dia, cabe sempre a você decidir qual é o método mais apropriado e adequado às suas necessidades. E porque não são só os 'outros' que têm práticas e superstições bizarras, a limpeza também as tem

Assim, mesmo a tempo do Halloween, a plataforma especialista em soluções para a casa reuniu algumas das superstições de limpeza.

Contudo, lembre-se que a palavra superstição, do latim ‘superstitio’, significa uma ‘profecia ou medo excessivo dos deuses’. Tratando-se da crença em situações com relações de causalidade que não se podem de forma alguma provar através de um método racional ou empírico.

Índia: 'Varrer à noite é má sorte'

Nitish, blogger de lifestyle e fitness e personal trainer da Índia, diz que varrer à noite pode trazer azar. "Antigamente, quando não havia eletricidade, varrer à noite com iluminação mínima poderia levar itens caros como anéis, brincos e correntes para fora da casa", sustenta.

Jamaica: 'Não varra os pés de alguém'

A apresentadora de televisão e especialista em lifestyle Michelle Madison, que cresceu numa casa jamaicana, revela que uma das piores coisas que se pode fazer quando está  varrendo é passar a vassoura sobre os pés de alguém. "Ou significa que irão presos ou que irão se casar", afirma.

EUA: 'Não traga uma vassoura velha para uma casa nova'

Outra superstição abrangente na limpeza de uma casa é trazer uma "vassoura velha para a uma casa nova". Isto porque poderá levar o azar contigo, segundo André Kazimierski, CEO da Improovy, dos EUA.

Filipinas: Não varra na véspera de Ano Novo

De acordo com Scott Hasting, cofundador da BetWorthy, uma das superstições de limpeza, que reteve enquanto viveu nas filipinas, é nunca varrer na véspera de Ano Novo ou no Dia de Ano Novo. Assim, evita afastar a sorte do resto do ano. "Se precisar de limpar ou jogar coisas fora, certifique-se que o faz antes do final do ano", sugere.

Bélgica: Não limpe na sexta-feira 13

Craig Miller, cofundador da Academia Labs, sediada na Bélgica, segue uma superstição que aprendeu com a mulher: Nunca limpar na sexta-feira 13. Contudo, uma vez, Miller não seguiu o conselho e decidiu levar o lixo. "Acabei  tropeçando no jardim da frente e lesionei o joelho", declara ao Apartment Therapy. "A partir daí, segui as superstições da minha mulher."

Canadá: Limpar no Dia de Ano Novo mantém a casa limpa o ano inteiro

O consultor imobiliário Jordan Scarpino, nascido e criado no Canadá, diz que os pais lhe ensinaram que caso não limpe a casa toda no Dia de Ano Novo, ficará preguiçoso o resto do ano. "A minha mãe costumava dizer que se não limparmos a casa no primeiro dia do ano, não vamos ter vontade de mantê-la limpa o resto do ano", revela à plataforma.

Malásia: Tenha cuidado com a forma como guarda as suas vassouras

Por sua vez, Jonie Toh, secretária adjunta em Pohernsi, na Malásia, diz que cresceu com duas superstições sobre vassouras. Primeiro, nunca deixar que uma vassoura toque no chão quando não está a ser usada. Isto porque poderá varrer a sorte que tem em casa.

"Ouvi os meus pais dizerem isto um dia, quando deixei uma vassoura encostada à parede, sem a pendurar como costumo fazer", conta Toh. Mais ainda, os pais também lhe ensinaram que as vassouras não deviam ser empilhadas quando estão penduradas, porque poderá  causar discussões na família. 

EUA: Não trate do lixo depois do pôr-do-sol

Se não consegue tirar o lixo antes que escureça, então Bryan McKenzie, cofundador do Bumper Crop Times, nos EUA, diz que é melhor esperar até ao nascer do sol. A sua mãe acreditava que tirar o lixo depois do pôr-do-sol não só traz azar, como faz com que os membros da família discutam. 

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório