Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Doença do beijo: 90% das pessoas já esteve em contato com o vírus

Esta doença é caracterizada pela ausência de sintomas e afeta maioritariamente jovens com idades entre os 15 e os 25 anos

Doença do beijo: 90% das pessoas já esteve em contato com o vírus
Notícias ao Minuto Brasil

18:00 - 08/02/16 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Saúde

Estima-se que 90 % da população já esteve em contato com o vírus desta doença em algum momento da sua vida.

Conhecida como doença do beijo, a “mononucleose atinge o seu pico de incidência entre os 15 e os 25 anos, sendo muito rara a manifestação da doença a partir dos 30 anos. Cerca de 90% dos adultos apresentam evidência serológica de terem tido a infecção no passado, sem sintomas associados”, explica Ana Teresa Boquinhas, especialista em Medicina Interna do Hospital de Cascais, em Portugal.

Embora não seja comum a manifestação de sintomas, quando estes surgem podem ser confundidos com os de uma gripe. Podem surgir, por exemplo, febre, fadiga, aumento dos gânglios linfáticos, dor de garganta, náuseas e mialgias.

A especialista acrescenta ainda que “ocasionalmente, o envolvimento do fígado e do baço pode gerar sintomas menos frequentes como dor abdominal e icterícia” e algumas “complicações do sistema nervoso central” também “poderão ocorrer, mas de forma muito rara”.

Para evitar o contágio, a médica aconselha: “Não devem ser partilhados os copos e os talheres, por exemplo, uma vez que a transmissão do vírus Epstein-Barr é feita através do contato com secreções corporais, como a saliva”.

O tratamento da mononucleose é realizado por meio de antipiréticos e analgésicos, associados ao repouso, sendo que a resolução da doença é espontânea entre duas a três semanas.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório