Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Esta é a melhor dieta para emagrecer e reverter a diabetes tipo 2

Uma equipe de investigadores da Universidade de Glasgow, na Escócia, decidiu investigar a forma mais eficaz de fazer uma dieta

Esta é a melhor dieta para emagrecer e reverter a diabetes tipo 2
Notícias ao Minuto Brasil

11:00 - 16/12/21 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Emagrecer

Segundo o jornal The Sun, investigadores reviram uma dúzia de estudos de modo a comparar dietas populares que haviam sido recomendadas para ajudar pessoas diabéticas a emagrecer. 

A perda de peso é extremamente benéfica para aqueles que sofrem de diabetes tipo 2 já que pode tornar a condição mais controlável. Podendo igualmente reduzir o risco de complicações potencialmente mortais.

Conforme explica o The Sun, é geralmente a obesidade que causa o início da diabetes tipo 2 em primeiro lugar.

Por outro lado, perder uma quantidade substancial de peso, cerca de 15 kg se a pessoa for obesa, pode levar à remissão da doença, revela a organização britânica Diabetes UK.

O processo de emagrecimento leva à remoção de gordura corporal excessiva no fígado e pâncreas, ajudando assim a restaurar as funções desses órgãos e consequentemente otimizando a forma como a insulina opera no organismo. 

Independentemente da diabetes tipo 2, perder peso também pode fazer com que os indivíduos sintam em geral um aumento dos níveis de energia, durmam melhor, se tornem mais ativos e consequentemente contribuir para melhorar o humor e a saúde mental. 

Sabendo da importância da perda de peso para aqueles que sofrem daquela patologia, uma equipe de investigadores da Universidade de Glasgow, na Escócia, decidiu investigar a forma mais eficaz de fazê-lo, publicando as suas descobertas na revista científica Diabetologia.

Os acadêmicos analisaram dietas de baixas calorias, de baixo teor de carboidratos, de teor elevado de proteína, vegetarianas, mediterrânicas, ricas em gorduras saudáveis e baixas em alimentos com alto índice glicêmico. 

De acordo com os investigadores, a grande vencedora foi a dieta de baixas calorias ou de restrição calórica que consiste na ingestão de 500 a 1.500 calorias por dia.

Apesar de não ser de todo surpreendente que o corte de calorias leve à perda de peso, a análise sugere que uma dieta de restrição calórica mais precisamente à base de líquidos - como por exemplo, sopas e vitaminas, em oposição a alimentos sólidos - é mais eficaz quando se trata de perder peso e consequentemente levar à remissão da diabetes tipo 2. 

A melhor fórmula consistiu na substituição de alimentos sólidos por alimentos líquidos equivalentes a 800 calorias por dia durante 12 semanas, seguida de uma dieta rica em hidratos de carbono e pouca gordura combinada com alguns batidos e sopas.

Os investigadores disseram: "dietas de baixas calorias e a substituição de alimentos sólidos [por líquidos] parecem ser as abordagens mais eficazes". 

De acordo com o The Sun, não foi apontada nenhuma outra dieta igualmente eficaz relativamente à perda de peso para quem sofre de diabetes tipo 2 - mesmo regimes alimentares populares como aqueles que incluem o consumo de baixo teor de hidratos de carbono, vegan ou vegetarianos. 

Sendo que durante o estudo os voluntários que seguiram essas dietas não perderam mais de 2kg.

A pesquisa sugere assim que não é necessário cortar grupos inteiros de alimentos para perder peso, e que ao invés o 'segredo' para emagrecer consiste em permanecer num défice calórico. 

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório