Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Porque é que coçar dá ainda mais coceira?

Quando se coça, a intensidade da coceira tende a aumentar e a culpa é de um neurotransmissor (que por acaso está relacionado com a sensação de saciedade e com o desejo sexual)

Porque é que coçar dá ainda mais coceira?
Notícias ao Minuto Brasil

13:20 - 11/02/16 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Curiosidades

Quando sente coceira, coça. Quando coça, sente mais coceira. E só por estarmos falando disto já está começa a sentir alguma coceirinha. Talvez na cabeça? Não fique preocupado, a culpa é do cérebro.

Segundo alguns estudos científicos, a coceira é nada mais do que uma reação cerebral, um processo neurológico que tem um culpado: a serotonina. Este neurotransmissor, responsável pelo humor e pela sensação de saciedade, está na origem da coceira e do fato de o ato de coçar aumentar ainda mais a coceira.

Embora a coceira tenha também uma causa cutânea, a sensação apenas surge quando o cérebro é alertado sobre a resposta da pele – que ganha um vermelhão, bolhas ou revela uma reação alérgica a algo.

Ao El País, a dermatologista Nayra Merino explica que “quando confrontados com a coceira, o efeito de coçar cria um inchaço e um pouco de dor que enganam o sistema nervoso”… mas não por muito tempo.

Assim que o cérebro detecta a coceira, o ato de coçar nada mais vai fazer do que aumentar a vontade de coçar e tal deve-se ao fato de a serotonina ser libertada com mais intensidade e de conseguir disfarçar qualquer sensação de dor causada pelo ato de coçar, o que faz com que a pessoa se coce ainda mais, situação que pode ser grave em casos de dermatites ou outros problemas de saúde como reações alérgicas frequentes.

Em laboratório, uma equipe de investigadores norte-americanos da Universidade de St. Louis conseguiram parar este ciclo vicioso de coceira em ratinhos reduzindo (‘simplesmente’) a quantidade de serotonina no organismo, contudo, a verdade é que esta biomolécula não pode ser eliminada do corpo, uma vez que é a responsável também pelo apetite sexual e pela regulação da temperatura corporal.

Para já, a única forma de evitar ou atenuar os efeitos da coceira é recorrendo a alguns medicamentos, o que acontece com alguns tipos de alergia. Nos casos em que a coceira não tem origem num problema de saúde ou de pele, nada como treinar o auto controle.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório