Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Este hábito 'inocente' aumenta risco de diabetes e de demência

Não escovar os dentes corretamente pode levar ao desenvolvimento de diabetes e demência, alertam médicos

Este hábito 'inocente' aumenta risco de diabetes e de demência
Notícias ao Minuto Brasil

21:00 - 02/02/22 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Higiene

Um em cada cinco britânicos admite que só escovam os dentes uma vez por dia - e mais de um quarto confessa que nunca usa o fio dental, revela um novo estudo britânico.

A pesquisa que envolveu dois mil adultos apurou que três em cada dez pessoas desleixaram os seus cuidados de higiene oral durante os vários períodos de confinamento - embora, três quartos dos indivíduos estejam confiantes de que voltarão ao normal em breve.

E 36% disseram que a falta de rotina levava a que se esquecessem de escovar os dentes tão regularmente quanto deveriam.

Entretanto, 28% afirmaram ter outros problemas de saúde em mente durante a quarentena, pelo que a sua saúde oral não era uma prioridade.

Quase um quarto não visitou um dentista no último ano - e um em cada 20 normalmente não substitui a escova de dentes mais frequentemente do que a cada seis meses.

Constatou-se também que 22% passaram mais de três dias sem escovar os dentes.

O médico Alex George, que está a trabalhar com a Colgate Total na campanha #Happyhabits, disse ao The Sun: "a sua boca é uma porta de entrada para sua saúde geral.

"Questões como problemas nas gengivas têm sido associadas com problemas de saúde, incluindo diabetes, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias e até mesmo demência, e é por isso que é tão importante incluir os cuidados bocais como parte de uma rotina de saúde mais ampla". 

O estudo também apurou que quase três em cada dez respondentes (28%) desconheciam que as condições bocais podem levar a múltiplas complicações de saúde. 

Em média, os britânicos afirmam escovar os dentes durante aproximadamente 93 segundos de cada vez - mas um quinto não chega a um minuto.

De acordo com a pesquisa, 82% dos dentistas notaram que a saúde oral dos seus pacientes diminuiu significativamente durante a pandemia.

E todos os dentistas questionados mencionaram terem assistido a um aumento de problemas de saúde oral comuns, incluindo dor de dentes, abscessos dentários, sensibilidade, acumulação excessiva de placa, doença gengival e cáries. 

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório