Meteorologia

  • 23 JANEIRO 2022
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Toda a verdade sobre a doença crônica que nos faz 'corar'

Chega a ser confundida com acne, eczema e alergias.

Toda a verdade sobre a doença crônica que nos faz 'corar'
Notícias ao Minuto Brasil

10:00 - 13/01/22 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle rosácea

Mais comum nas mulheres, a rosácea é uma doença crônica que provoca vermelhidão, vasos dilatados e sensação de calor na região central do rosto. Sem cura, vai piorando ao longo do tempo. Mas sabia que esta condição também causa derrames, pápulas e pústulas semelhantes ao acne?

Descubra com a DepilConcept quais os vários tipos de rosácea e os sintomas que provocam:

'Flushing' facial

Episódios abruptos de vermelhidão e calor, que podem durar cerca de 10 minutos. Ocorre quando os vasos sanguíneos abaixo da superfície da pele se dilatam. Este tipo de rubor pode acontecer através de episódios emocionais como o constrangimento, excitação, ansiedade ou estresse, ou por flutuações hormonais, comidas picantes ou álcool.

Telangiectasias

Dilatação permanente de pequenos vasos, sobretudo na região central do rosto (bochechas e nariz), de coloração avermelhada ou azulada com menos de um milímetro de diâmetro.

Eritema facial persistente

A face torna-se avermelhada de forma persistente.

Pápulas e pústulas

As pápulas são as bolinhas vermelhas e as pústulas são as pápulas com pus no centro, que parecem espinhas. Este subtipo pode ser confundido com acne. Contudo, uma das diferenças é a ausência de cravos abertos ou fechados (pontos negros ou brancos, respectivamente) nos doentes com rosácea.

Rinofima

Espessamento irregular da pele que leva ao aumento do nariz. Mais comum entre os homens. Observa-se ainda um aumento da espessura da pele e um desenvolvimento acentuado das glândulas sebáceas.

Rosácea granulomatosa

Tipo de rosácea mais raro. É identificada através da presença de pápulas vermelho-acastanhadas ou pequenos nódulos com base eritematosa e infiltrada. Tende a surgir, geralmente, na superfície lateral da face e no pescoço.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório