Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ômicron: O sintoma preocupante a ter em atenção mesmo após recuperação

Os médicos estão alertando sobre um efeito secundário preocupante que os pacientes infectados pela variante Ômicron devem ter em atenção - mesmo após recuperarem da Covid-19.

Ômicron: O sintoma preocupante a ter em atenção mesmo após recuperação
Notícias ao Minuto Brasil

06:34 - 14/01/22 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Covid-19

Desde que foi detectada pela primeira vez no final de novembro de 2021, que a variante Ômicron tem causado um aumento vertiginoso nos casos de Covid em todo o mundo, forçando as autoridades de saúde a reimplementarem medidas de contenção, nomeadamente o uso obrigatório de máscara e implementação de confinamentos, além de uma maior testagem. 

Todavia, médicos e pesquisadores alegam que os sintomas da Ômicron tendem a ser ligeiros e menos graves do que os atribuídos à estirpe Delta - apesar de estar entre as variantes mais altamente contagiosas, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Os dados apurados revelaram que o risco de hospitalização é 50 a 70% menor do que com a Delta.

No entanto, muitos pacientes recuperados reclamam de dores corporais e de falta de energia extrema. 

Em entrevista ao Livemint, o médico Harish Chafle, consultor sénior do Global Hospital, explicou o porquê do aparecimento de dores excruciantes na coluna durante a recuperação da Ômicron.

"É possível que, devido a mediadores inflamatórios, essa variante esteja a provocar mais mialgia do que qualquer outra variante pós-recuperação", explicou num comunicado.

A mialgia é uma condição, de acordo com John Hopkins Medicine, que descreve uma série de dores musculares, com sintomas que incluem cãimbras musculares e dores nas articulações.

Uma segunda razão para a aflição súbita nas costas pós-doença pode ser devido ao efeito da Ômicron no sistema musculoesquelético - que esta variante ataca mais do que qualquer outra.

Leia Também: O sintoma 'invisível' de Ómicron (mas que incomoda e muito)

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório