Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Dieta sem glúten: traz benefícios ou não?

São cada vez mais as opções sem glúten no mercado. Mas quais os benefícios de eliminar o glúten, para pessoas que não têm alergia nem são intolerantes?

Dieta sem glúten: traz benefícios ou não?
Notícias ao Minuto Brasil

08:48 - 15/02/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Nutrição

Além dos celíacos e dos intolerantes, são cada vez mais as pessoas que abandonam o consumo de glúten na busca de um estilo de vida mais saudável. Mas será que o benefício é real?

Para a maioria das pessoas, a dieta sem glúten não traz nenhum benefício prático, destaca a BBC.

O trigo, o centeio e a cevada integrais têm farelo, gérmen e endosperma, que são muito nutritivos pois têm fibras, ferro, vitamina B e cálcio.

Os alimentos livres de glúten são feitos com grãos refinados e, por isso, só têm o endosperma e são menos nutritivos. Alguns produtos sem glúten são ainda criticados por conterem altos níveis de gordura e muitas calorias.

Se pensa deixar de ingerir glúten, é importante que coma outros grãos como a quinoa e o trigo-sarraceno, aconselham.

As opções sem glúten: As farinhas de tapioca, batata ou arroz contêm mais hidratos de carbono e menos proteína do que a farinha de trigo. A farinha de grão-de-bico tem muita proteína e fibra e é pobre em hidratos.

Para fazer bolos sem glúten poderá misturar farinha caseira com nozes. As amêndoas e avelãs são ideais, têm muita proteína e vitaminas B e E, e poucos hidratos de carbono.

A farinha de sorgo ou de tapioca dá suavidade à massa, ideal para bolos mais leves, como muffins, por exemplo. Já as farinhas de batata podem ser pesadas e as de grão-de-bico têm um gosto levemente amargo.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório