Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Quatro super dicas para despertar o corpo sem café (sim, leu bem)

Apesar, do café ser um 'must' na vida de muitas pessoas, a verdade é que pode causar problemas gastrointestinais e aumentar os níveis de estresse e ansiedade.

Quatro super dicas para despertar o corpo sem café (sim, leu bem)
Notícias ao Minuto Brasil

09:10 - 08/02/22 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Sono

Beber um cafezinho logo de manhã após acordar é uma regra para a maioria das pessoas. Conforme explica um artigo publicado pelo jornal Metrópoles, a bebida faz com que as pessoas se sintam mais despertas, focadas e dispostas para enfrentar um novo dia.

Contudo, ingerir café exageradamente pode acarretar problemas para a saúde, tais como o desenvolvimento condições gastrointestinais ou o aumento da ansiedade. 

Mas, nada tema. A nutricionista Nancy Farrell Allen, em entrevista à CNN Internacional, divulgou algumas dicas sobre como substituir o consumo da sua bebida favorita sem perder a energia. 

Eis, quatro super dicas para se sentir acordado sem tomar café:

1. Beba um copo de água

A hidratação é um elemento chave quando se trata de regular as atividades biológicas. De acordo com Nancy Farrell Allen beber água após uma noite de sono é crucial para a ótima operacionalidade das funções cerebrais e corporais.

"Acordo todas as manhãs e a primeira coisa que faço é tomar um copo de água à temperatura ambiente ou levemente aquecido com uma rodela de limão. É o que me ajuda a começar o dia", compartilhou a nutricionista.

2. A importância do café da manhã

Para o desjejum, Allen sugere que consuma alimentos ricos em proteína, fibras e gorduras saudáveis, assim como fontes de hidratos de carbono complexos.

Esses alimentos aumentam a saciedade e dão energia ao longo do dia. Entre as opções mais saudáveis, destacam-se alimentos como o queijo fresco, iogurtes com baixo teor de gordura, fruta, granola, frutos secos e pão integral. 

3. Rotinas e ar livre

Segundo os cientistas, é possível treinar o relógio biológico de forma a adormecer mais cedo e acordar mais facilmente - sendo que para tal é fundamental estabelecer uma rotina de sono consistente. 

Mais ainda, abrir as janelas para deixar a luz entrar pela manhã e apanhar um pouco de ar fresco durante um passeio rápido são igualmente métodos eficazes para alertar o corpo de que um novo dia está começando. 

4. Músicas animadas

De modo a aumentar a disposição e melhor o humor, Allen recomenda ainda ouvir músicas animadas enquanto realiza as atividades da manhã e, sobretudo, associá-las à prática de exercício físico.

Melodias alegres melhoram o humor e aumentam a atenção logo ao despertar. 

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório