Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Outono: 7 dicas de como cuidar da pele na estação

Vitor Moretti ensina como encarar a época fria e seca sem deixar a pele ressacada

Outono: 7 dicas de como cuidar da pele na estação
Notícias ao Minuto Brasil

15:00 - 11/03/22 por Rafael Damas

Lifestyle Beleza

Ah o outono, a estação das frutas e da queda de folhas. Época de transição entre o verão escaldante e o inverno cinzento. Característico pela sua temperatura baixa, seus ventos incisivos e seu clima seco, ele pode trazer diversos prejuízos a nossa pele, como o surgimento de rugas ou pele ressacada. Para entender melhor sobre os prejuízos e cuidados com a pele neste período, conversamos com Vitor Moretti, especializado em estética dental e harmonização facial. 

Prejuízos: Quanto menor a umidade do ar, mais ressecada fica nossa pele. Isso faz com que o clima seco e frio do outono seja responsável por uma pele mais grossa e seca. Alergias também são comuns nessa época, e podem trazer coceiras que danificam a superfície do corpo. O surgimento de rugas é um problema comum, e merece atenções especiais.

Hidratação: A pele necessita de um bom nível de hidratação, então essa precisa ser foco em épocas mais frias. Use e abuse de hidratantes, pelo menos duas vezes ao dia. Observar o tipo correto de hidratante para sua pele também é fundamental. O ideal é passar de manhã e à noite, alguns minutos após o banho.

Beba água: Outra aliada em qualquer época do ano, durante essa estação ela é bem importante, pois ajuda o nosso corpo a ficar menos ressacado.

Banho frio: é comum escolhermos um banho quentinho em períodos mais frios, essa escolha acaba sendo prejudicial a nossa pele. Quanto maior a temperatura da água, mais danos a barreira cutânea (que impede a desidratação da pele), então opte por banhos frios ou mornos, que evitem ainda mais o desgaste da pele.

Lábios: Atenção neles, por causa da pele fina e da exposição constante eles se tornam os mais afetados no frio. É importante um cuidado especial, como o uso de hidratante labial.

Filtro solar: é importante usá-lo todos os dias, mas ele parece só fazer parte da nossa rotina no verão, quando os dias são quentes e o sol machuca. Porém ele possui propriedades que protegem a pele de forma geral, mesmo em dias nublados ou chuvosos, o seu uso protege e diminui, ou evita, os danos do frio.

Vitamina C: Ela auxilia na produção de colágeno, que combate as rugas e mantem a pele mais firme. Ela serve ainda como potencializadora dos efeitos do filtro solar, devido a sua ação antioxidante. Escolher alimentos ricos nesta vitamina, como laranja, brócolis e couve são escolhas certas nessa época do ano.

Consulte-se periodicamente: além dos cuidados que podem ser feitos de forma caseira, é importante o acompanhamento com um especialista da pele. Um acompanhamento é importante não apenas para identificar possíveis problemas na pele, mas encontrar soluções específicas para cada um, seja com tratamentos no consultório ou uso de algum tipo de remédio.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório