Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Estes alimentos são os piores inimigos da tireóide

São, pelo menos, quatro.

Estes alimentos são os piores inimigos da tireóide
Notícias ao Minuto Brasil

13:50 - 20/07/22 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Alimentação

Costuma-se dizer que somos o que comemos e não é, de todo, por acaso. Mas sabia que os alimentos que consome podem exercer grande influência na saúde da sua tiroide?

A tireóide é uma glândula com cerca de cinco centímetros de diâmetro, localizada na face anterior do pescoço, por baixo da maçã de Adão e, apesar de discreta, é fundamental para o corpo humano. As complicações no seu funcionamento podem estar na origem de muitos sintomas inexplicáveis, mas com graves consequências para a saúde.

Por isso, para mantê-la saudável, é importante ter uma dieta equilibrada, que inclua, sobretudo, fontes de fibra, iodo, selênio, zinco e cobre, encontrados em alimentos como peixes, frutos do mar, cereais integrais, ovos e frutos secos. Por outro lado, há alimentos que, quando consumidos em excesso e por muito tempo, podem prejudicar a tireoide. 

Os portais Metrópoles e Tua Saúde reuniram uma lista de quatro alimentos inimigos da tireóide. Ei-los:

1- Soja e derivados

A soja e os seus derivados, como leite de soja, tempeh ou tofu, são fontes de fitoestrógenos, nutrientes que desempenham função semelhante à do estrogênio no organismo e que são benéficos para a saúde. No entanto, quando consumidos em grandes quantidades, estes alimentos podem desregular a tireoide e causar hipotireoidismo, uma doença que se caracteriza pela muito fraca produção de hormonas. 

Para quem tem hipotireoidismo, é recomendado consumir soja no máximo duas vezes por semana para que não atrapalhe o efeito dos fármacos prescritos pelo endocrinologista.

2- Vegetais crucíferos

Os vegetais crucíferos, como couve-flor, couve, nabo, rabanete, bróculis, repolho ou couve de Bruxelas, são ricos em antioxidantes fundamentais para a prevenção de inúmeras doenças. No entanto, também contêm glucosinolatos, compostos que diminuem a produção de hormônios na tireoide, podendo causar hipotireoidismo em indivíduos que consomem pouco iodo.

Os vegetais crucíferos podem e devem ser incluídos na alimentação, mas sem exageros e, de preferência, de uma a duas vezes na semana.

3- Alimentos processados 

Os alimentos processados, como carnes defumadas, molhos prontos, gelados e salgados contêm conservantes que, em excesso, atrapalham a absorção do mineral iodo pela tireoide e podem causar hipotireoidismo. O consumo excessivo de alimentos processados é também uma das principais causas do aumento de peso e gordura corporal. O excesso de gordura no corpo gera inflamação em vários órgãos, dificultando a absorção de iodo na tireoide, e também pode contribuir para o hipotireoidismo.

4- Farinhas e açúcar refinados

O consumo excessivo de açúcar de alimentos como doces, bolos e sorvetes, e farinhas refinadas, presentes no pão e arroz, pode causar resistência à insulina e desencadear diabetes. Esta alteração também pode provocar o aparecimento de nódulos ou até mesmo de câncer na tireoide. 

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório