Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Varíola dos macacos: Sintomas que devem ser levados a sério

O alerta é da Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido

Varíola dos macacos: Sintomas que devem ser levados a sério
Notícias ao Minuto Brasil

07:50 - 23/05/22 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Monkeypox

Se as lesões ulcerativas, erupção cutânea e gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço, servem de diagnóstico quase garantido de uma infecção por vírus Monkeypox, há outros sintomas a que deve prestar atenção, segundo a Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido (UKHSA, na sigla em inglês),

A UKHSA diz as pessoas devem estar atentas a erupções invulgares. Citado pelo Daily Express, Kevin Fenton, diretor regional da UKHSA, afirmou: "Neste momento, estamos pedindo a todos que estejam atentos a erupções em torno da boca e da área genital". 

Perante sintomas suspeitos deve abster-se de contatos físicos diretos. A doença, recorde-se, é transmissível através de contato com animais, como macacos e roedores (incluindo aqueles que são mantidos como animais de estimação) e que podem ser portadores de Monkeypox. É também transmitida através de contato próximo com pessoas infectadas ou com materiais contaminados, como roupa. 

A Organização Mundial de Saúde refere que o período de incubação do vírus é geralmente de seis a 13 dias. Porém, os sintomas podem manifestar-se até 21 dias depois da infecção pelo vírus.

A doença pode evoluir para broncopneumonia, sépsis ou encefalite, ou à infecção da córnea que pode conduzir à perda de visão. Com menos frequência, pode até levar à morte. 

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório