Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Sente-se enjoado depois de exercício? Saiba a razão e como evitar

Quando exercitamos, há um aumento do fluxo sanguíneo no organismo que pode provocar enjoos.

Sente-se enjoado depois de exercício? Saiba a razão e como evitar
Notícias ao Minuto Brasil

09:40 - 26/05/22 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Exercício

A maior parte das pessoas fazem exercício para se sentirem melhor, porém outros sentem-se enjoados quando praticam uma atividade física, algo que pode ser bastante desconfortável, mas existem explicações cientificas para justificar este fenômeno, segundo o professor e diretor do Clinical Anatomy Learning Centre da Lancaster University, Adam Taylor.

Quando exercitamos, há um aumento do fluxo sanguíneo para os músculos em atividade, nomeadamente o cérebro, pulmões e coração. Este aumento no fluxo sanguíneo é impulsionado pela parte do sistema nervoso que ajuda a regular todas as nossas respostas involuntárias do corpo, (como frequência cardíaca, pressão arterial e digestão).

O organismo desenvolve este aumento de fluxo alargando as artérias para que possam transportar mais sangue, contudo, o sistema nervoso, simultaneamente estreita os vasos sanguíneos que circulam no sistema gastrointestinal (como o estômago). Durante um treino intenso, isso pode atingir 80% dos vasos.

Isto acontece porque há uma quantidade limitada de sangue no corpo, e o aumento da necessidade de oxigénio por parte de alguns tecidos só pode ser compensado alterando a quantidade de sangue que vai para outros. Significando que a quantidade de sangue que circula no corpo pode ser reduzida em áreas que num determinado momento não precisam de tanto oxigênio.

Assim, caso uma pessoa tenha comido e seguidamente realizado atividade física, a comida estica o estômago, resultando na liberação de ácido e enzimas necessárias para digerir os alimentos, os músculos do estômago também se tornam mais ativos durante a digestão, causando maior necessidade de oxigénio e fluxo sanguíneo para o estômago e outros tecidos gastrointestinais. O conflito no corpo de diferentes tecidos, que exigem em simultâneo oxigênio, pode ser uma das razões pelas quais a náusea acontece durante ou após um treino. 

Além disso, o estômago e outros órgãos abdominais também podem ser comprimidos durante o exercício, o que pode contribuir ainda mais para a sensação de enjoo.

Quando se deve comer antes de fazer exercício?

Se pratica desporto imediatamente ou até uma hora depois de comer, é mais provável que sinta náuseas – independentemente do nível de exercício ou da intensidade do treino.

Leva aproximadamente duas horas para que os alimentos sólidos sejam decompostos pelo estômago e entrem no intestino delgado, logo se sentir náuseas depois dos treinos, talvez seja melhor esperar pelo menos duas horas após uma refeição.

O que come antes de cada treino também pode determinar se vai ou não sentir enjoos. Alimentos ricos em fibras, gordurosos ou até ricos em proteínas estão todos ligados a uma maior probabilidade de náuseas depois de um treino.

O que fazer para não sentir enjoos durante um treino? 

Primeiro, pode mudar ou reduzir o tipo de treino habitual e ir aumentando a intensidade lentamente. Deve também beber bastante água antes e depois da atividade física, pois muita ou pouca quantidade pode causar náuseas por diferentes razões.

Em termos de alimentação, o ideal é evitar duas horas antes da atividade e escolher os alimentos certos – como carboidratos de alta qualidade (bananas ou batatas-doces), ou proteínas e gorduras não saturadas (como nozes ou outros frutos secos). Estes alimentos não apenas vão dar energia ao corpo, mas não são tão difíceis de digerir como outros.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório