Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Desmotivado com o seu emprego? Prepare-se para mudar de atitude

Se depois de tudo isto, continua achando que não está no lugar certo, então está na hora de fazer uma mudança

Desmotivado com o seu emprego? Prepare-se para mudar de atitude
Notícias ao Minuto Brasil

21:00 - 02/06/22 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Dicas

A desmotivação laboral não é um tema desconhecido. Há quem não se sinta satisfeito com a área em que trabalha, quem não se identifique com os ideias da sua empresa ou quem não se sinta devidamente valorizado. Motivos para não estar satisfeito são mais que muitos e já se sabe: um trabalhador insatisfeito é um trabalhador que não faz bem o seu trabalho.

Assim sendo, este é um tema que não deve ser ignorado, não só por parte dos empregadores, que não querem que a produtividade da sua empresa seja afetada, como também pela parte do próprio, dado que andar infeliz só lhe vai causar stress.

A psicóloga Paloma Rey destaca ao ABC os três motivos que estão na origem desta insatisfação: a rotina; a falta de oportunidades em progredir na carreira ou ainda desmotivação causada por algum desentendimento com um colega ou com os ideais da empresa.

A mesma profissional, especialista em temas como ansiedade, resiliência e mau estar emocional, considera que a motivação é a principal arma para lutar contra aquilo que não nos faz bem e estabelece, em seguida, uma lista de comportamentos que vão fazer com que olhe para o seu trabalho de forma diferente. Pronto para mudar de atitude? Então, vamos lá!

1. Encontrar a causa da desmotivação. Antes de tomar qualquer decisão - como despedir-se - há que perceber qual é a causa da sua insatisfação. Só ao descobrir isso será possível agir de forma a contornar a situação.

2. Distinguir crise existencial de desmotivação laboral. Às vezes, a insatisfação que sentimos com o trabalho pode estar relacionado com o fato de não estarmos satisfeitos com algo da nossa vida pessoal, situação que se alastra à forma como encaramos o nosso emprego. Já pensou que, se calhar, a mudança que precisa de fazer é na sua vida e não no seu trabalho?

3. Foque-se nos aspectos positivos. Segundo Paloma Rey nem tudo pode ser negativo no seu local de trabalho. Logo, em vez de olhar só para o que não gosta, foque-se naquilo que a deixa feliz.

4. Procure apoio junto dos seus colegas. Às vezes, não gostamos do que fazemos, mas gostamos das pessoas com quem trabalhamos. Se assim é, foque-se nestas pessoas. Converse com elas e troque opiniões

5. Estabeleça objetivos realistas. Um dos motivos pelos quais nos sentimos stressados com o trabalho é o pensar que não estamos a conseguir fazer tudo aquilo que queremos. Estabeleça objetivos diários que sejam realistas e que sabe que vai conseguir cumprir. Isso fará com que chegue ao final do dia e se sinta satisfeito com o que fez.

6. Pense a curto e médio prazo. Quando estabelecemos objetivos a longo prazo, acabamos por viver ansiosamente à espera que esses objetivos se concretizem, sem dar importância às pequenas vitorias conseguidas diariamente até lá chegar.

7. Seja mais proativo e  não se esteja sempre a comparar-se aos outros. Se estiver sempre a pensar no trabalho dos outros, está arranjando motivos para ficar desmotivado. Porque o seu trabalho é melhor do que o do seu colega, mas recebem as mesmas regalias. Seja porque acha que não trabalha tão bem quanto o seu colega e acaba por se sentir com a autoestima em baixo.

8. Aproveite o tempo livre para pensar numa solução. Se depois de tudo isto continua a achar que a melhor solução é procurar um novo emprego, então aproveite as suas folgas para estabelecer um plano daquilo que pretende. 

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório