Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Quantas horas dorme por noite? Esta é a quantidade ideal de sono

As oito horas de sono seguidas durante a noite seria o ideal?

Quantas horas dorme por noite? Esta é a quantidade ideal de sono
Notícias ao Minuto Brasil

21:00 - 06/06/22 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Sono

Um novo estudo, realizado por investigadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, e da Universidade de Fudan, na China,  desfez a teoria de que uma noite reparadora de sono consiste em dormir oito horas seguidas diariamente.

Os investigadores analisaram os hábitos de sono de 500 mil adultos (94% caucasianos), entre os 38 e os 73 anos e concluíram que uma noite de sono ideal pode ter apenas sete horas- nem mais, nem menos. Os voluntários submeteram-se a uma série de testes relacionadas com os seus hábitos de sono, saúde mental e bem-estar. Realizaram também testes cognitivos.

No final, o estudo publicado na revista Nature Aging indica que os cientistas chegaram à conclusão de que quem dormia este número de horas diárias apresentava uma maior velocidade de processamento de informação, de atenção visual, de memória e de resolução de problemas. Além disso, entre estes indivíduos os sinais de ansiedade e depressão eram menos visíveis.  

Apesar dos resultados da investigação, não é possível afirmar que existe uma relação de causa-efeito a falta de descanso e o declínio cognivo. Porém, "ter uma boa noite de sono é importante em todas as fases da vida, mas especialmente à medida que envelhecemos", enfatiza Barbara Sahakian, professora do departamento de Psiquiatria da Universidade de Cambridge.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório