Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Estudo revela semelhanças entre Covid-19 prolongada e Alzheimer

A ligação entre os sintomas da Covid-19 prolongada e da Alzheimer é uma hipótese que já estava sendo estudada e que agora é reforçada pelos investigadores da La Trobe University, na Austrália.

Estudo revela semelhanças entre Covid-19 prolongada e Alzheimer
Notícias ao Minuto Brasil

07:30 - 27/06/22 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Alzheimer

Todos os dias são reveladas novas informações sobre o SARS-CoV-2 e a mais recente descoberta chega da Austrália, onde uma equipe de investigadores comprovou que existem várias semelhanças entre os sintomas de Covid-19 prolongada e a doença de Alzheimer. 

A investigação, publicada na Nature Communications, revela que determinadas proteínas, geradas pelo SARS-CoV-2, podem formar aglomerados de proteínas amiloides tóxicas, semelhantes às que são encontradas nos cérebros de pacientes diagnosticados com Alzheimer. Para realizar este estudo a equipe apostou em técnicas que combinam a modelação por computador e experiências 'in vitro'. 

O líder do projeto, Nick Reynolds, citado pelo Sydney Morning Herald, afirma ser necessário continuar investigando esta ligação entre o vírus e a doença, realçando que estas primeiras descobertas são uma forma plausível de explicar os sintomas neurológicos persistentes, como a fadiga, ansiedade ou enxaquecas, que são diagnosticados em pacientes com Covid-19 prolongada. 

Para finalizar, Reynolds explica que talvez seja possível tratar estes sintomas com alguns dos medicamentos desenvolvidos, anteriormente, para o Alzheimer. 

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório