Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Casos de depressão podem aumentar no inverno

Rotina reclusa e dias mais escuros podem alterar saúde mental

Casos de depressão podem aumentar no inverno
Notícias ao Minuto Brasil

10:50 - 02/08/22 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Saúde

A estação mais fria do ano já tinha dado sinais de que viria com intensidade. Os recordes de temperaturas baixas foram sentidos em todo o país neste outono, mas agora, é para valer. Além dos cuidados com o corpo que a estação impõe, é preciso zelar pela saúde mental.

Uma pesquisa feita pelo departamento de Psicologia Médica da King’s College, Universidade de Londres, mostra que, cerca de 1% da população dos países sofre com a depressão neste período. No Brasil, os fenômenos sazonais são mais sentidos nas regiões sul e sudeste. Segundo o psiquiatra Ilton Castro, a causa está relacionada à baixa de estímulos luminosos no inverno.

“A noite fica mais longa e os dias não são tão iluminados. O céu nublado, as temperaturas mais baixas mexem com nosso “relógio biológico”, que fica mais lento, no padrão noturno.  O corpo se acalma para uma noite de sono, quando ainda é dia, o resultado é que nossa disposição fica menor”, explica o psiquiatra. 

Outro reflexo dos dias mais escuros e frios no organismo humano é a redução da dopamina e serotonina, neurotransmissores relacionados a sensação de prazer e bem-estar.

“A tendência é de diminuição do ritmo. Andamos menos, ficamos mais introspectivos, e este processo tende a se tornar cada vez mais forte na nossa rotina. É aí que temos que fazer o contrário. Manter a rotina de exercícios físicos, sentir o sol bater no corpo, encontrar com os amigos, família, nos cercarmos do que faz bem, orienta o psiquiatra”.

O psiquiatra alerta para o surgimento de sinais que podem apontar um início de depressão.

“Sentimentos de tristeza, dificuldade para dormir ou sono desregulado, problemas de concentração, inquietação... observando estes sinais, é importante procurar uma orientação profissional”, destaca o psiquiatra Ilton Castro.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório