Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Descongelar carne: água vs micro-ondas

Os prós e os contras de cada método de descongelação dos alimentos

Descongelar carne: água vs micro-ondas
Notícias ao Minuto Brasil

15:02 - 26/02/16 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Segurança

Há muitas formas de descongelar a carne, mas nem todas são seguras. A melhor maneira (e mais segura) é passar a carne do congelador para a geladeira e deixá-la descongelar lentamente. Mas, isso demora algumas horas.

E quando não tem tempo? A revista Prevention falou com dois especialistas em segurança alimentar, Catherine Cutter e Stephanie Doore, da Pennsylvania State University, que revelam os prós e os contras de cada método de descongelação mais rápida.

Água fria. Manter a carne em um saco fechado sob água corrente fria ou em um recipiente (sendo que deve substituir a água a cada 30 minutos). Prós: É mais rápido do que a geladeira e, como a água é fria, evita que a carne fique quente e os germes comecem a crescer. Também não vai ‘cozinhar’ a carne, como o micro-ondas.

Contras: Este método exige mais atenção do que quando usa a geladeira ou o microondas. Precisa mudar a água a cada 30 minutos ou permitir que a água fique correndo sobre a carne. Também deve certificar-se de que o saco está devidamente selado, para evitar que a carne fique encharcada e as bactérias entrem.

Deve evitar usar água quente porque propícia o surgimento de bactérias, especialmente se a carne ficar na água durante algum tempo.

Micro-ondas. Prós: É, sem dúvida, o método mais rápido, conveniente e não requer muita atenção.

Contras: O micro-ondas deixa a comida parcialmente cozida. O que não é necessariamente ruim, mas que significa que deve preparar a carne mal a tire do micro-ondas para evitar que as bactérias se multipliquem nas partes mais quentes. Deve ainda certificar-se de que o recipiente onde tem a carne pode ir ao micro-ondas, para que este não derreta e contamine a carne – sendo que as placas de isopor onde a carne geralmente é posta nos supermercados nunca devem ir ao micro-ondas.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório