Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Bananas verdes podem ajudar a reduzir o risco de vários tipos de câncer

É a conclusão de um estudo publicado na Cancer Prevention Research.

Bananas verdes podem ajudar a reduzir o risco de vários tipos de câncer
Notícias ao Minuto Brasil

12:30 - 15/08/22 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Saúde

Todos já sabem que, no geral, as frutas e vegetais têm vários benefícios para a saúde e a mais recente novidade está relacionada com as bananas, especificamente, as verdes (que ainda não estão maduras). É que, segundo um novo estudo, podem ajudar a reduzir o risco de vários tipos de câncer - entre pessoas com alto risco. 

O estudo, feito pelos investigadores das Universidades de Newcastle e Leeds, analisou quase mil pessoas com síndrome de Lynch que é, segundo o jornal Mirror, uma condição genética que faz com que as pessoas que o têm estejam mais em risco de vir a ter câncer. 

Graças a estes dados foi possível perceber que o consumo regular de amido resistente - um tipo de carboidrato que alimenta as bactérias intestinais benéficas - que é possível encontrar nas bananas verdes pode ajudar, significativamente, estas pessoas. 

Isto significa, segundo o estudo, publicado na Cancer Prevention Research, que ao comer bananas verdes pode estar a reduzir  o risco de câncer, em mais da metade, em determinadas áreas do corpo. Além disto, os investigadores descobriram que este amido resistente - consumido, regularmente, durante cerca de dois anos  por uma média de dois anos - conseguiu ter um efeito positivo em câncer como do esôfago e do estômago, mas também biliar, pancreático e neuroendócrino, que podem ser difíceis de detectar.

"Achamos que o amido resistente pode reduzir o desenvolvimento do câncer, alterando o metabolismo bacteriano dos ácidos biliares e reduzindo os tipos de ácidos biliares que podem danificar o nosso DNA e, eventualmente, causar câncer", explicou ao meio de comunicação, John Mathers, professor de nutrição humana da Universidade de Newcastle.

Os investigadores recomendam que se coma uma banana, não muito madura, diariamente, para consumir uma boa dose deste amido. Além desta fruta, também é possível encontrar este carboidrato em alimentos como ervilhas, aveia, cereais e feijão. Também é possível encontrar diferentes suplementos em que o amido é um ingrediente principal. 

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório