Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Artrite: tratamento muito utilizado pode ser prejudicial

Cientistas na Califórnia e em Chicago investigaram diferentes tratamentos para artrite

Artrite: tratamento muito utilizado pode ser prejudicial
Notícias ao Minuto Brasil

06:16 - 08/12/22 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Saúde

Foram apresentados, recentemente, dois estudos, ambos feitos nos Estados Unidos, onde se sugere que as injeções de esteroides usadas para tratar a artrite no joelho podem, na verdade, estar piorando esta condição. 

Citando o estudo, o DailyMail, explica que os investigadores da Universidade da Califórnia e da Escola de Medicina de Chicago, recolheram dados de centenas de pacientes com osteoartrite para avaliar como a sua condição reagiria a estas injeções.

Segundo o jornal, entre os dois estudos, mais de 90 pacientes que fizeram tratamentos com corticoides - "medicamentos anti-inflamatórios usados para tratar uma variedade de condições médicas "- viram a sua condição piorar.

No entanto, aqueles que foram tratados com injeções de ácido hialurónico, "uma substância produzida naturalmente que lubrifica as articulações", conseguir sentir que o progresso da sua condição era mais lento. 

Para o primeiro estudo, feito na Califórnia, cuja apresentação está marcada para a próxima segunda-feira, 5 de dezembro, na Radiological Society of North America, os investigadores analisaram dois anos de dados relativos a 210 pacientes com osteoartrite nos joelhos.

Mais da metade do grupo (140 pessoa) não recebeu as injeções durante o período analisado. Entre os restantes, 44 foram injetados com corticoides, e 26 foram injetados com ácido hialurónico. 

Assim, conseguir concluir que entre os que receberam injeções de corticoides a progressão da artrite foi, significativamente, mais rápida, em comparação com os outros grupos. Já o grupo que fez tratamento com ácido hialurónico, mostrou uma diminuição na progressão da osteoartrite, quando comparados com os que não receberam tratamento, explica o jornal. 

Já no segundo estudo os investigadores de Chicago analisaram 150 pacientes que foram acompanhados durante 36 meses. O grupo foi dividido igualmente entre pessoas que não receberam injeções, injeções de hialurónico e injeções de corticoides. 

Dois anos após o tratamento foram analisados novamente e aqueles que receberam as injeções de corticoides tiveram uma progressão de osteoporose mais significativa. No entanto, quem recebeu as injeções de ácido hialurónico ou nenhum tratamento, não sentiram uma deterioração tão rápida.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório