Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Sangra muitas vezes do nariz? Médico explica o que deve fazer

Leia os conselhos de um médico.

Sangra muitas vezes do nariz? Médico explica o que deve fazer
Notícias ao Minuto Brasil

15:00 - 20/12/22 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Saúde

Sangrar do nariz, com regularidade, é algo muito incômodo e alarmante. No entanto, é importante saber que este problema se enquadra em duas categorias, anterior e posterior, algo definido pelo vaso sanguíneo que inicia a hemorragia, diz Martin Scurr, médico de medicina geral, no DailyMail. 

Felizmente, a mais comum, e menos grave, é a anterior. No geral, começam perto da frente do nariz, e a melhor forma de as interromper é apertar o nariz, logo acima das narinas. O médico alerta que não se deve fazer pressão na cana do nariz e que esse é um erro muito comum.

Apertando o nariz, no local correto, deve manter-se assim durante 10 a 15 minutos, enquanto se inclina ligeiramente para a frente. Segundo explica o médico, ao jornal, é importante não cair na tentação de inclinar a cabeça para trás porque vai desviar o sangue para a garganta. 

Já as hemorragias nasais posteriores "começam mais a trás e são mais preocupantes". Estas não se conseguem controlar ao comprimir o nariz e são necessários cuidados especializados, explica. 

Segundo o médico, uma causa comum deste problema é o ar seco, que vem, por exemplo, de equipamentos como aquecimento central, porque irrita o revestimento nasal. "Outros fatores de risco incluem aspirina em baixa dose, varfarina e outros medicamentos para prevenir coágulos sanguíneos".

Além disto, o uso de alguns medicamentos para a rinite alérgica, sprays com esteroides intranasais são uma possível causa. A pressão arterial alta também pode ser um fator.

É importante lembrar, diz o especialista, que o problema só acalma, normalmente, entre 48 a 72 horas - o tempo necessário para os vasos sanguíneos conseguiram cicatrizar. 

No entanto, o médico recomenda um remédio caseiro, para evitar o problema, no futuro. "Misture uma colher de chá de sal e uma colher de chá de fermento em pó em meio litro de água fervida e deixe esfriar", explica. 

Coloque um pouco desta solução na palma da mão uma ou duas vezes por dia e inale. Tudo isto vai ajudar a evitar que o nariz fique seco devido à exposição a ambientes com aquecimento central ou ar condicionado. 

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório