Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Sofre de colesterol e não sabe? Sinais de alerta que muitos ignoram

Jamais deve menosprezar.

Sofre de colesterol e não sabe? Sinais de alerta que muitos ignoram
Notícias ao Minuto Brasil

06:50 - 16/01/23 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Colesterol elevado

Níveis elevados de colesterol criam a 'tempestade perfeita' para problemas de saúde graves, desde doenças cardíacas a acidentes vasculares cerebrais. Como tal, é essencial identificá-los rapidamente para normalizá-los.

Felizmente, existem sinais de alerta a que podemos - e devemos - estar atentos.  Segundo a Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, a falta de fluxo sanguíneo nas pernas pode desencadear uma condição conhecida como doença arterial periférica (DAP).

"Caracteriza-se pela obstrução progressiva das artérias, mais frequentemente dos membros inferiores", explica o portal do Hospital da Luz, sublinhando que esta condição é "responsável pela maioria dos eventos cardíacos (enfarte agudo do miocárdio) e cerebrovasculares (acidente vascular cerebral)".

Sem tratamento, a DAP pode evoluir para gangrena, resultando na amputação. E não é tudo. "Nas pessoas com doença arterial periférica, o risco de morte aumenta até 25%", aponta. A boa notícia é que, na maioria dos casos, o tratamento inicia-se pela mudança no estilo de vida. Perder peso, parar de fumar e praticar esporte são aspectos fundamentais.

O sintoma mais frequente de DAP é a claudicação, que "consiste numa dificuldade em percorrer determinada distância, devido ao aparecimento de dor intensa nos músculos da coxa ou perna, que obriga o doente a parar, só assim conseguindo aliviar a dor", explica a médica Helena Gomes, especialista de angiologia e cirurgia vascular no Hospital CUF Descobertas, em Lisboa, num artigo de opinião partilhado com o Lifestyle ao Minuto. "Com o agravamento da doença a distância percorrida sem dor é cada vez menor, até se tornar incapacitante para as atividades da vida diária."

Nos casos mais graves, denominados de isquemia crítica, o doente tem dor em repouso ou aparecimento de úlceras ou mesmo gangrena na extremidade. "Estes são sintomas graves, que necessitam avaliação e tratamento urgentes, muitas vezes cirúrgico, para evitar a perda do membro por necessidade de amputação", aponta. 

Recorde-se que existem dois tipos de colesterol. O 'bom' colesterol (HDL) é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o 'mau' colesterol (LDL) transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado

Quando está em excesso, o colesterol é um fatores de risco para a ocorrência problemas cardiovasculares, como enfarte do miocárdio ou acidente vascular cerebral. 

Os valores recomendados para o colesterol no sangue são:

Colesterol total - < 190 mg/dl;
Colesterol LDL - <115mg/dl;
Colesterol HDL - >40 mg/dl no homem e >45 mg/dl na mulher

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório