Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

O sintoma de 'assassino silencioso' que se manifesta pela calada da noite

Aumenta em 69% o risco de ataque cardíaco. As mulheres são mais vulneráveis.

O sintoma de 'assassino silencioso' que se manifesta pela calada da noite
Notícias ao Minuto Brasil

09:00 - 28/02/23 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Saúde

A insônia pode ter consequências bem mais graves do que julga. Um grupo de pesquisadores descobriu que dormir cinco ou menos horas por noite aumenta em 69% o risco de ataque cardíaco, em comparação com quem dorme seis ou sete horas. As hipóteses duplicam em pessoas com diabetes.

"O nosso estudo mostra que as pessoas com insônias têm mais hipóteses de sofrer um ataque cardíaco, independentemente da idade (...) Os ataques cardíacos ocorreram mais frequentemente em mulheres", afirma Yomna E. Dean, uma estudante de medicina da Universidade de Alexandria no Egito, citada pelo jornal The Sun. "Não damos tanta prioridade ao sono como deveríamos", acrescentou, ressaltando que as pessoas deveriam dormir sete a oito horas de sono de qualidade por noite. 

Os pesquisadores analisaram 1226 estudos e dados de 1.184.256 adultos - 13% tinham insônias. Destes, 2406 sofreram ataques cardíacos. A maioria dos doentes (96%) observados no estudo não tinham antecedentes da doença.

Dados do estudo revela que as pessoas com dificuldades em adormecer têm 13% mais hipóteses de sofrer um ataque cardíaco. Porém, dormir muito também pode ser prejudicial. O risco de problemas de saúde cardiovascular é igualmente expressivo em quem dorme nove ou mais horas.

Os cientistas constataram ainda que os indivíduos com insônias "também tinham pressão arterial elevada, colesterol ou diabetes".

Segundo o Serviço Nacional de Saúde britânico, os adultos precisam de sete a nove horas de sono. Já as crianças necessitam de nove a 13, enquanto os bebés devem ter 12 a 17 horas de descanso.

Leia Também: Falta de sono por uso de telas afeta aprendizado de crianças e adolescentes

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório