Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

O tipo de leite que deve ter sempre em casa para combater o colesterol

Segundo um estudo, reduz significativamente os níveis de mau colesterol; veja!

O tipo de leite que deve ter sempre em casa para combater o colesterol
Notícias ao Minuto Brasil

06:58 - 17/03/23 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Alimentação

Se o seu objetivo é combater o colesterol perigosamente elevado, há um tipo de leite que, ao que parece, é melhor do que os outros, como revela um estudo publicado na revista Antioxidants, citado pelo jornal Daily Express. De acordo com os investigadores, o leite de soja pode ajudar a reduzir em 70% o colesterol HDL (o 'mau'). 

Justine Butler, da associação de caridade britânica Viva!, afirma o consumo diário de 25 gramas de proteína de soja (o equivalente a cerca de 750 mililitros de leite de soja) pode ajudar a baixar significativamente os níveis de mau colesterol.

A cientista acrescenta que "a investigação sugere que certas proteínas encontradas na soja podem bloquear a produção de uma enzima no fígado envolvida na síntese do mau colesterol". "Os cientistas investigaram duas proteínas da soja que se pensava estarem envolvidas e descobriram que uma chamada B-conglycinina era particularmente significativa", explica. 

"O estudo sugere que os peptídeos de soja podem ser capazes de reduzir o colesterol a níveis comparáveis aos das estatinas", salienta.

Recorde-se que existem dois tipos de colesterol: o HDL e o LDL. O primeiro, também conhecido como 'bom colesterol', é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o LDL é conhecido como 'mau colesterol' e transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado. Quando está em excesso é um fator de risco relevante das doenças cardiovasculares.

Os valores recomendados para o colesterol no sangue são:

Colesterol total - < 190 mg/dl;
Colesterol LDL - <115mg/dl;
Colesterol HDL - >40 mg/dl no homem e >45 mg/dl na mulher

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório