Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Aumente urgentemente o consumo destes alimentos para reduzir o colesterol

Vegetais brancos podem ser aliados na redução do colesterol, afirmam especialistas

Aumente urgentemente o consumo destes alimentos para reduzir o colesterol
Notícias ao Minuto Brasil

07:00 - 21/03/23 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Alimentação

Especialistas afirmam que vegetais brancos, como alho, cebola e couve-flor, podem trazer inúmeros benefícios para a saúde, incluindo a redução do colesterol. 

Segundo a especialista em fitness, bem-estar e nutrição Penny Weston, fundadora do MADE Wellness Centre, no Reino Unido, os vegetais brancos, como cebolas, alho e couve-flor, são subestimados, mas podem ajudar a reduzir o colesterol e têm inúmeros benefícios para a saúde, contribuindo para uma vida mais saudável e longa.

Em particular, a cebola se destaca dos demais alimentos. "Contém vitaminas B6 e C, manganês, bem como compostos de enxofre, que reforçam o sistema imunitário", destaca Weston.

Essa afirmação é corroborada por um estudo publicado em 2021 na revista Food Science and Nutrition. Após revisar 10 estudos, que envolveram mais de 440 participantes, os cientistas concluíram que a cebola aumentava os níveis de lipoproteínas de alta densidade (HDL ou "bom" colesterol) e reduzia as de baixa densidade (LDL ou "mau" colesterol).

O colesterol HDL é responsável pela eliminação do colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando-o de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o LDL, conhecido como "mau colesterol", transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado. Quando em excesso, é um fator de risco relevante das doenças cardiovasculares.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório