Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Colesterol elevado? Saiba como diminuir com hábitos saudáveis

Não é complicado

Colesterol elevado? Saiba como diminuir com hábitos saudáveis
Notícias ao Minuto Brasil

17:00 - 22/05/23 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle colesterol

O colesterol elevado está associado a vários problemas, como doenças cardíacas. Cerca de 40% da população brasileira têm colesterol elevado, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Reduzir os valores é algo que deve ter sempre em mente e não é assim tão complicado como poderá pensar. Basta seguir alguns hábitos simples.

O 'website' StudyFinds cita a Harvard Health Publishing, o National Health Service, do Reino Unido, e a Health Partners e revela o que tem de fazer para baixar os níveis de colesterol.

Alimentação saudável

Deve consumir mais alimentos com a aveia, grãos integrais, frutos secos e peixes. Além disso, é importante reduzir a ingestão de alimentos ricos em gorduras saturadas e trans, como carnes gordurosas, queijos amarelos, frituras, doces e alimentos industrializados. Os alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras e legumes, ajudam a reduzir o colesterol, principalmente o LDL, que é o "colesterol ruim".

Exercício físico

Por semana, deve apostar em, pelo menos, 150 minutos de atividade física. Pode correr, andar de bicicleta ou fazer natação. Além disso, o exercício ajuda a controlar o peso, que é importante para manter os níveis de colesterol sob controle.

Controle do peso

É importante controlar o peso para manter os níveis de colesterol sob controle. Uma alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos ajudam nesse processo.

Parar de fumar

"Fumar pode acelerar as placas de gordura nas paredes das artérias", revela o Health Partners. Por isso, é importante parar de fumar para reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Beber álcool com moderação

O National Health Service explica que deve evitar beber mais de 14 unidades de álcool por semana, passar alguns dias sem beber e evitar beber grandes quantidades de álcool num curto período de tempo.

Controle do estresse e do diabetes

O estresse e o diabetes também podem contribuir para o aumento do colesterol. Por isso, é importante buscar atividades que ajudem a relaxar e reduzir o estresse, como meditação, yoga, práticas de mindfulness ou mesmo atividades físicas. Pessoas com diabetes têm maior risco de apresentar níveis elevados de colesterol. Por isso, é importante controlar os níveis de glicose no sangue, seguindo as orientações médicas e fazendo uso dos medicamentos prescritos.

Medicamentos para controle do colesterol

Em alguns casos, pode ser necessário utilizar medicamentos para controlar o colesterol, especialmente se ele estiver muito elevado. Nesse caso, é importante seguir as orientações médicas para escolher o medicamento mais adequado e seguir as dosagens prescritas.

Monitoramento regular do colesterol

É fundamental realizar exames de sangue regularmente para monitorar os níveis de colesterol. Assim, é possível identificar precocemente qualquer alteração e tomar as medidas necessárias para controlar o problema.

Leia Também: Conheça os sintomas do câncer de pulmão, diagnosticado em Rita Lee

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório